Publicado 14/10/2025 10:31
Alex Gomes Stefano, 37 anos, árbitro do quadro da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), foi o escolhido para apitar o jogo entre Botafogo e Flamengo que acontecerá no estádio Nilton Santos, na próxima quarta-feira (15). O árbitro carioca esteve envolvido em diversas polêmicas recentes no futebol brasileiro.
Publicidade
Em julho de 2025, o atacante Hulk, do Atlético-MG, criticou duramente a postura de Stefano após uma partida contra o Palmeiras.
Hulk o acusou de ser sarcástico e de demonstrar desrespeito ao longo do jogo, ignorando tentativas de diálogo.
No dia 20 de setembro deste ano, em outro episódio com o VAR, no jogo Palmeiras 4 x 1 Fortaleza, Alex Stefano inicialmente não marcou um pênalti a favor do Palmeiras, mas retrocedeu após ser chamado para a revisão.
A decisão foi amplamente debatida e criticada por torcedores e comentaristas.
Na partida São Paulo 0 x 2 Mirassol, no dia 24 de maio deste ano, Stefano aplicou apenas um cartão amarelo em uma dividida em que muitos torcedores do São Paulo pediram a expulsão do adversário.
Stefano já foi acusado por alguns jogadores e dirigentes de distribuir cartões sem critério.
Inclusive, a questão dos cartões é o que mais preocupa o Flamengo.
Com Jorginho, Arrascaeta, Erick Pulgar, Allan e Jorge Carrascal, pendurados, o Flamengo se preocupa com a falta de critério e com o excesso de cartões amarelos que Stefano distribui ao longo dos jogos no certame nacional.
Até aqui, Stefano já apitou 16 jogos e distribuiu 81 cartões amarelos, o que faz dele o 4º árbitro que mais distribui cartões amarelos na competição.
Em média, são mais de cinco cartões amarelos por jogo.
A preocupação do Flamengo se deve ao jogo seguinte ao confronto contra o Botafogo, ser justamente contra o Palmeiras, adversário direto na disputa do Campeonato Brasileiro.
A falta de critérios de Stefano e o excesso de cartões amarelos que o árbitro distribui por jogo podem tirar peças importantes do Flamengo no jogo decisivo na 29ª rodada contra a equipe alviverde.
Enquanto isso, em São Paulo, o Palmeiras enfrentará o Red Bull Bragantino, às 19h30 no Allianz Parque com a arbitragem de Rafael Claus.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.