Publicado 09/10/2023 19:20
Rio - Fim da novela, e com final feliz para a diretoria rubro-negra. Após longa negociação, o Flamengo oficializou a contratação do técnico Tite, de 62 anos, na noite desta segunda-feira, 9. Ele, que comandou a seleção brasileira nas duas últimas edições de Copa do Mundo, assinou vínculo até o fim de 2024 e dará o primeiro treino na terça, no CT do Ninho do Urubu.
Tite chega ao Rubro-Negro com a comissão técnica que o acompanhou na Seleção. Matheus Bacchi, César Sampaio e Cléber Xavier serão os auxiliares, enquanto Fábio Mahseredjian assume a preparação física à frente do elenco. Já Lucas Oliveira, que trabalhava no Palmeiras desde 2021, é o novo analista de mercado.
Desde que saiu da CBF, após a Copa do Catar, Tite relutou quanto à possibilidade de assumir um clube em 2023. Entretanto, foi convencido a assumir o Flamengo ainda neste ano, pensando no projeto esportivo para 2024, com o objetivo de fazer um grupo vencedor voltar aos trilhos.
Como foi a negociação
Os primeiros contatos por Tite aconteceram através de intermediários, ainda sem a participação do empresário Gilmar Veloz. Desde o início, a intenção da diretoria rubro-negra era iniciar o novo trabalho em meio à parada da Data Fifa, entre os dias 9 e 17.
Com o aceno positivo do treinador, houve um período de negociações até a longa reunião decisiva de domingo. Foram tratadas questões que ainda não havia acordo, como o tempo de contrato, que Tite preferia que fosse de dois a três anos, mas entendeu a questão do Flamengo e aceitou assinar só até o fim de 2024, quando acaba o mandato do presidente Rodolfo Landim.
A questão salarial também precisou de ajustes, devido à grande diferença entre o que o treinador queria e o que o Rubro-Negro pretendia pagar. Os dois lados cederam e houve mudança na questão de premiações por metas e títulos.
Mais um técnico em 2023
Tite será o terceiro técnico do Flamengo na temporada, na tentativa de resgatar o ânimo após um ano marcado por fracassos. O clube abriu 2023 com o português Vitor Pereira, que falhou nas disputas por Mundial de Clubes, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Campeonato Carioca.
Já Jorge Sampaoli foi eliminado ainda nas oitavas de final da Libertadores, perdeu a final da Copa do Brasil e se distanciou da luta pelo título do Brasileirão.
Tite assumirá com a missão de resgatar o Flamengo e conseguir um feito que não acontece desde 2011, com Vanderlei Luxemburgo, último treinador a começar e a terminar uma temporada no clube.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.