Publicado 08/10/2024 19:00
Rio - Após a demissão de Tite, o Flamengo nomeou Filipe Luís como técnico do time principal com contrato até o fim de 2025. O vínculo longo não agradou muito Luiz Eduardo Baptista, o BAP, que concorre ao cargo de presidente do Rubro-Negro para o triênio 2025-2027. O candidato afirmou que, caso seja eleito, precisará de conversas internas e não garante o ex-lateral no cargo para a próxima temporada.
Publicidade"Vamos perguntar para o torcedor se ele acha que é razoável quem está saindo, em final de mandato, que está indo para o 11o técnico, sabe que o mandato acaba em 31 de dezembro, assina um contrato até o final de 2025. Acho que é uma temeridade, um desrespeito à instituição, ao torcedor e, acima de tudo, a um profissional querido e importante como o Filipe Luís. Isso é inaceitável. Pegue o caso do Cruzeiro, que contratou o Fernando Diniz, consagrado, campeão da Libertadores, e assinou até o fim do ano. E lá não vai ter troca de comando. Eles vão analisar a relação e depois vê como fica", disse, em entrevista ao jornalista Venê Casagrande.
Para explicar sua visão, Bap questionou o comportamento de mandatários do Flamengo para condução do futebol. Para ele, as escolhas para treinador colocam em xeque as posições dos profissionais e isso, na opinião do candidato, precisa ser revisto no estatuto do clube.
"O Flamengo, que tem errado constantemente com treinadores, já que o processo de escolha não é técnico, é opinativo, expõe o profissional. Esse tipo de atitude eu pretendo alterar no estatuto do clube, caso eleito, para que o presidente não possa usar o clube como se fosse dele. O problema é que o Flamengo elege um presidente, e o cidadão age como um rei, como se não houvesse amanhã. Vamos mudar isso. Respeito demais o Filipe Luís, torço para que dê muito certo, mas vamos ter uma conversa olhando para frente. Não vai passar por um revanchismo político, mas essa decisão, como tantas outras, comprometem de forma dramática as projeções financeiras do clube."
Filipe Luís trabalhou inicialmente no sub-17, depois subiu para o sub-20, onde foi campeão mundial. Após a saída de Tite, ele iniciou sua trajetória com o pé direito com as vitórias sobre o Corinthians, por 1 a 0, na ida da semifinal da Copa do Brasil, e 2 a 0 sobre o Bahia, pelo Brasileirão.
As eleições para o cargo de presidente do Flamengo acontecerão no dia 9 de dezembro, na Gávea. Além de BAP, outros cinco candidatos firmaram para o lugar de Rodolfo Landim: Rodrigo Dunshee, Wallim Vasconcellos, Maurício Gomes de Mattos, Pedro Paulo e Delair Dumbrosck.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.