Publicado 24/08/2026 13:04
O Flamengo voltou a ver o Palmeiras abrir vantagem de seis pontos na liderança do Brasileirão e agora tem 25,3% de chance de título. Um dos motivos para essa situação está justamente no que foi sua força na conquista do campeonato em 2025: a defesa, que voltou a deixar a desejar na derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro.
Publicidade"Somos um time ofensivo que faz muitos gols. Mas temos que estar bem defensivamente, não podemos relaxar. Começamos a dar contra-ataques, que é o forte do time deles. Temos que concentrar mais no jogo. Temos que nos preocupar defensivamente para não sofrer, porque aí a chance da gente vencer é muito grande”, avaliou Léo Ortiz.
Os números de 2026 até que são considerados bons, com 21 gols sofridos em 23 partidas, com o terceiro melhor desempenho. O problema é que o sistema defensivo tem falhado em momentos decisivos das partidas, já que a média de finalizações defendidas por jogo é de 2,8.
Como no Mineirão, quando o Flamengo teve a estatística de apenas 0,35 de gol sofrido esperado pelas 24 finalizações do Cruzeiro, segundo o 'Sofascore'. E mesmo assim levou dois e consequentemente a virada.
"Tivemos situações de um contra um antes da finalização em que poderíamos ter pressionado melhor ou evitado o drible. De qualquer forma, sofrer poucas finalizações é positivo. Precisamos manter isso e ser mais eficientes para evitar que essas jogadas terminem em gol", avaliou Leonardo Jardim.
Flamengo de 2025 tinha maior solidez defensiva
Além disso, em comparação com o Flamengo de Filipe Luís, o time de Leonardo Jardim demonstra uma piora. Após a 24ª rodada do ano passado, também com 23 partidas jogadas, o Rubro-Negro sofreu apenas 11 gols (chegou a 27 ao fim do Brasileirão), o que ajuda a explicar como era líder com 51 pontos, seis a mais que a campanha atual.
Além disso, o Rubro-Negro voltou com mais dificuldade depois da Copa do Mundo, já que foi vazado em seis dos oitos jogos, incluindo Libertadores. Um momento defensivo que gera preocupação para a sequência da temporada e que receberá atenção especial nesta semana sem jogos até o clássico de domingo (30) com o Botafogo.
"Nosso objetivo é sempre reduzir o número de finalizações do adversário, e nesse aspecto temos conseguido números baixos. O que tem acontecido é que sofremos alguns grandes gols, com chutes de fora da área ou finalizações difíceis de defender. Claro que precisamos defender melhor", disse Leonardo Jardim.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.