O brasileiro Brenner (à direita) é um dos destaques do Sporting Cristal, adversário do Fluminense na estreia na LibertadoresDivulgação/Sporting Cristal
Publicado 04/04/2023 07:00
Publicidade
Rio - Após a derrota no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, o Fluminense vira a chave e foca na estreia pela Libertadores. O Tricolor enfrenta o Sporting Cristal, do Peru, nesta quarta-feira (5), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Nacional de Lima, pela primeira rodada da fase de grupos. O Time de Guerreiros tenta juntar os cacos para defender a escrita em estreias e recuperar a moral para a finalíssima. 
O Sporting Cristal é um dos times mais tradicionais do Peru. Terceiro maior campeão nacional, o time celeste atualmente é o segundo colocado do Campeonato Peruano, atrás do Alianza Lima, atual bicampeão. Para chegar à fase de grupos da Libertadores, os Rimenses eliminaram o Nacional, do Paraguai, por 5 a 3 no agregado, e o Huracán, da Argentina, por 1 a 0. 
Desde o ano passado, o Sporting Cristal tem chamado a atenção pelo seu estilo de jogo, onde costuma ditar o ritmo da partida contra os adversários. A razão por trás disso tem nome e sobrenome: Tiago Nunes. O treinador, que substituiu Fernando Diniz no Athletico-PR, é o comandante celeste. Em entrevista ao DIA, a jornalista Virginia Siaden, do Diário Depor, elogiou o trabalho do treinador brasileiro. 
"O ponto forte do Sporting Cristal é o treinador. A forma como tem feito para os jogadores entenderem a sua ideia de jogo, sempre atacando mas sem esquecer a defesa, impondo o seu ritmo ao adversário, e o trabalho que tem feito, já valeu a pena. Por isso está bem no Campeonato Peruano. Só perdeu o duelo contra o Nacional, do Paraguai, na Libertadores. Se espera mais", disse. 
Tiago Nunes foi anunciado pelo Sporting Cristal em dezembro do ano passado. O treinador iniciou o trabalho no início deste ano e, portanto, ainda está em fase de organização. Na atual temporada, o time peruano disputou apenas 12 jogos, ainda busca o ritmo ideal e tem ajustes a fazer. Segundo a jornalista, o principal defeito é a falta de uma referência no ataque. 
"O ponto a ser trabalhado é que eles ainda não têm um artilheiro definido. Embora existam algumas referências, não há uma liderança clara, exceto para Yoshimar Yotún, que faz as jogadas mas nem sempre define. Brenner tem feito apresentações decentes, disputou dez partidas pelo clube, sendo quatro pela Libertadores, e tem dois gols. Mas esperamos que marque mais e se sinta mais confiante", destacou. 
Brenner Marlos, de 29 anos, já teve passagens por clubes do futebol brasileiro, com destaque para Botafogo, Internacional e Juventude. Ele assinou com o Sporting Cristal nesta temporada e já soma dois gols em dez partidas disputadas. Ele marcou contra o AD Cantolao e Atlético Grau, pelo Campeonato Peruano. Ele passou em branco nos últimos quatro jogos e vive um jejum desde o dia 19 de março. 
Enquanto o brasileiro ainda tenta se adaptar, outros jogadores merecem uma atenção da marcação tricolor. Na frente, o atacante equatoriano Washington Corozo, de 24 anos, é o principal destaque do time no ano. Rápido e forte, já soma um gol e uma assistência em oito jogos. Na defesa, Cano terá que suar a camisa para fugir da marcação do brasileiro Ignácio da Silva, de 26, que vive boa fase.
"Os dois jogadores que mais se apresentaram nesta temporada são Washington Corozo e Ignácio da Silva. Eles foram decisivos em jogos cruciais, como o 5 a 1 contra o Nacional, em Lima, pela Libertadores, quando marcaram gols", pontuou a jornalista. 
Na vitória por 5 a 1 sobre o Nacional, do Paraguai, que garantiu a classificação para a terceira fase da Libertadores, contra o Huracán, da Argentina, o Sporting Cristal teve a melhor atuação da temporada. Na ocasião, o brasileiro Ignácio da Silva marcou um gol e deu uma assistência. Já Washington Corozo marcou um gol. O zagueiro, ex-Bahia e Chapecoense, é um dos jogadores com mais minutos no ano no país.
No último jogo antes de enfrentar o Fluminense, o Sporting Cristal empatou com o Deportivo Municipal por 1 a 1, pela décima rodada do Apertura, no Campeonato Peruano. O meia Leandro Sosa marcou o gol do time Rimense, que saiu na frente e cedeu o empate nos acréscimos da primeira etapa. O tropeço contra uma equipe do meio da tabela permitiu que o Alianza Lima a abrir uma vantagem de dois pontos no topo. 
Após a derrota para o Flamengo por 2 a 1, no sábado, o Fluminense se apresentou nesta segunda-feira (3), no CT Carlos Castilho, para iniciar a preparação para a estreia na Libertadores. O elenco tricolor realizou uma atividade pela manhã e embarcou para Lima, no Peru, por volta das 20h. Os jogadores realizarão um último treino nesta terça (4), às 18h (de Brasília), no CT da Federação Peruana de Futebol. 
Publicidade
Leia mais