Publicado 07/04/2023 19:00 | Atualizado 07/04/2023 19:18
Organizações parceiras em prol do desenvolvimento da arte suave no Brasil e no exterior, a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Desportivo (CBJJD) e a International Sports Brazilian Jiu-Jitsu Association (ISBJJA) se preparam para dar o pontapé inicial do seu calendário no exterior com o Santiago International Cup de Jiu-Jitsu, marcado para o dia 29 de abril, no Chile.
O Santiago International Cup, vale citar, tentará manter o sucesso das edições anteriores em Mato Grosso do Sul, Vitória e Rio de Janeiro. Já no próximo sábado (8), vai ser a vez de Angra dos Reis-RJ receber o evento.
O Santiago International Cup, vale citar, tentará manter o sucesso das edições anteriores em Mato Grosso do Sul, Vitória e Rio de Janeiro. Já no próximo sábado (8), vai ser a vez de Angra dos Reis-RJ receber o evento.
Além de CBJJD e ISBJJA, a competição também conta com a parceria de uma federação local comandada pelo faixa-preta Victor Vasques, diplomado na Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Desportivo e representante do BJJ no Chile.
"Nosso objetivo é organizar o Jiu-Jitsu no Chile, e já nesse primeiro evento, o Santiago International Cup, iremos realizar um curso de regras com o Alan Moraes, diretor de arbitragem. Isso já visando preparar árbitros e ajudar na estruturação do esporte, além dos nossos próximos eventos em terras chilenas, nos dias 5 de agosto, com o Chile National Open, e 10 e 11 de dezembro, com o Sul Americano", afirmou Rogério Gavazza, presidente da CBJJD, que ainda completou:
"Aos poucos, queremos ir ganhando credibilidade e em breve montar o Circuito Nacional Chileno. Repetir o formato de sucesso que já temos no Brasil, com um ranking, e formar uma seleção com os campeões. Depois, trazer esses campeões com tudo pago para fazer um desafio Brasil x Chile".
Já Victor Vasques exaltou a parceria internacional e elencou os pontos do acordo inédito para o Jiu-Jitsu brasileiro e chileno. Segundo ele, a expectativa é por um grande show no dia 29 de abril.
"Temos a honra de convidar a CBJJD e sua diretoria para realizar o primeiro evento internacional de Jiu-Jitsu na cidade de Santiago do Chile. Patrocinado pela Universidade Gabriela Mistral, que oferece excelentes instalações na sede de Santiago, este evento seguirá todas as normas legais do governo chileno com as licenças correspondentes ao controle de artes marciais, que é supervisionado pela direção geral de mobilização. Esperamos a presença de todos os atletas das diferentes equipes chilenas e estrangeiras para desfrutar de um novo conceito na estrutura e formato de um evento de Jiu-Jitsu totalmente internacional".
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.