Alex Poatan e Israel Adesanya vão se enfrentar na luta principal do UFC 287 (Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC via UFC)
Publicado 08/04/2023 18:15
Publicidade
Marcado para acontecer neste sábado (8), a partir das 19h (de Brasília), em Miami, nos Estados Unidos, o UFC 287 pode marcar o capítulo final de uma das principais rivalidades da atualidade nas artes marciais. Campeão peso-médio do Ultimate, Alex Poatan vai enfrentar, pela quarta vez em sua carreira, o nigeriano Israel Adesanya, que tentará recuperar o título da categoria. O confronto, cercado de muita expectativa, será o main event da edição, que ainda terá outras grandes atrações e cobertura especial da TATAME.

A luta co-principal do card vai ser entre Gilbert Durinho e Jorge Masvidal, que também promete ser uma das mais empolgantes. Outro destaque do evento é a presença de Raul Rosas Jr. O mexicano, que em dezembro do ano passado se tornou o lutador mais jovem a vencer na história do UFC, aos 18 anos, agora vai encarar o americano Christian Rodriguez, que também vem de triunfo em sua última luta.

Além de Alex Poatan e Gilbert Durinho, outros dois brasileiros vão entrar em ação no card do UFC 287. Na catetoria peso-palha, Luana Pinheiro medirá forças contra a experiente Michelle Waterson, e na luta de abertura do evento, também pelos palhas, Jaqueline Amorim fará sua estreia pelo Ultimate enfrentando Sam Hughes.

Com cinturão em disputa, Poatan e Adesanya se enfrentam

Pronto para fazer a sua primeira defesa de cinturão no peso-médio, Alex Poatan terá um "velho conhecido" pela frente na luta principal do UFC 287. Isso porque o brasileiro já enfrentou Israel Adesanya três vezes - duas no Kickboxing e uma no MMA -, todas com vitória de Poatan. Caso conquiste o quarto triunfo sobre o seu maior rival, a tendência é que o combate de hoje seja o último entre os atletas. No entanto, em caso de resultado positivo do nigeriano, uma trilogia no UFC ganha forma.

Atualmente com 35 anos, Alex Poatan (7v-1d) está invicto no UFC, com quatro vitórias, a última delas justamente contra Israel Adesanya, em novembro do ano passado, quando nocauteou o nigeriano no quinto round e conquistou o cinturão peso-médio. Dois anos mais novo, Adesanya (23v-2d) nunca havia perdido uma luta na divisão dos médios até enfrentar Poatan, e neste sábado, além de "vingança", buscará reconquistar o cinturão que esteve em sua posse por três anos.

Sonhando com o cinturão, Durinho encara Jorge Masvidal

O co-main event do UFC 287 vai trazer um interessante combate na divisão dos meio-médios. Atual quinto colocado no ranking da categoria, Gilbert Durinho (21v-5d) vai encarar o número 11 dos 77kg, Jorge Masvidal (35v-16d). Tendo como principal objetivo receber uma nova chance de lutar pelo cinturão, o brasileiro vem de uma importante vitória por finalização ainda no primeiro round contra Neil Magny, em janeiro deste ano, pelo 283.

Jorge Masvidal, por sua vez, vive momento delicado nas artes marciais mistas. Aos 38 anos de idade, o americano, que vai lutar em sua cidade natal, vem de três derrotas consecutivas, sendo duas para o ex-campeão Kamaru Usman e a mais recente para Colby Covington. Masvidal, inclusive, afirmou durante a semana que não descarta uma aposentadoria do MMA em caso de novo revés, neste sábado.
Gilbert Durinho vai encarar Jorge Masvidal no co-main event do UFC 287  - (Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC via UFC)
Gilbert Durinho vai encarar Jorge Masvidal no co-main event do UFC 287 (Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC via UFC)

Duas brasileiras em ação no card preliminar

O UFC 287 contará com duas brasileiras atuando na categoria peso-palha. Atual 15ª colocada no ranking da divisão e embalada por duas vitórias no Ultimate, Luana Pinheiro (10v-1d), que não luta desde novembro de 2021, enfrenta a experiente Michelle Waterson (18v-10d), número 10 entre as melhores da divisão, e que aos 37 anos de idade, vai em busca de recuperação após duas derrotas.

Ex-campeã do evento norte-americano LFA, Jaqueline Amorim vai fazer a sua estreia pelo Ultimate neste sábado. Invicta no MMA, com seis vitórias, sendo cinco delas por finalização, a manauara terá pela frente a americana Sam Hughes, que aos 30 anos de idade, contabiliza sete triunfos e cinco derrotas em seu cartel, e no UFC, vem de resultado negativo para Piera Rodriguez em sua última apresentação.

CARD COMPLETO:

UFC 287
Miami, na Flórida (EUA)
Sábado, 8 de abril de 2023

Card principal (23h, horário de Brasília)
Peso-médio: Alex Poatan x Israel Adesanya
Peso-meio-médio: Gilbert Durinho x Jorge Masvidal
Peso-galo: Rob Font x Adrian Yanez
Peso-meio-médio: Santiago Ponzinibbio x Kevin Holland
Peso-galo: Raul Rosas Jr. x Christian Rodriguez

Card preliminar (19h, horário de Brasília)
Peso-médio: Kelvin Gastelum x Chris Curtis
Peso-palha: Michelle Waterson-Gomez x Luana Pinheiro
Peso-médio: Gerald Meerschaert x Joe Pyfer
Peso-pesado: Karl Williams x Chase Sherman
Peso-palha: Lupita Godinez x Cynthia Calvillo
Peso-leve: Ignacio Bahamondes x Trey Ogden
Peso-pena: Steve Garcia x Shayilan Nuerdanbieke
Peso-palha: Sam Hughes x Jaqueline Amorim
Publicidade
Leia mais