Publicado 17/01/2024 16:30 | Atualizado 18/01/2024 16:14
Acabou a espera! A PFL (Professional Fighters League) anunciou o aguardado card que marca a nova era da organização americana após a compra do Bellator, que aconteceu no final de 2023. Com isso, o plantel de lutadores, antes comandado por Scott Coker, passa a integrar a PFL, se consolidando como a segunda maior organização de MMA do mundo. O evento histórico PFL vs Bellator vai acontecer em Riyadh, na Arábia Saudita, no dia 24 de fevereiro, e contará com 12 lutas, sendo quatro delas com duelos entre campeões das duas organizações.
Na luta principal do evento PFL vs Bellator, o brasileiro Renan "Problema", campeão peso-pesado da PFL em 2023, enfrentará Ryan Bader, campeão peso-pesado do Bellator. Já no co-main event, Impa Kasanganay campeão dos meio-pesados da PFL em 2023 terá pela frente Johnny Eblen, campeão peso-médio do Bellator, em duelo na categoria até 84kg. Completando os duelos entre campeões, o brasileiro Patrício Pitbull desafia Jesus Pinedo no peso-pena, enquanto nos meio-médios, Magomed Magomedkerimov confronta Jason Jackson.
Na luta principal do evento PFL vs Bellator, o brasileiro Renan "Problema", campeão peso-pesado da PFL em 2023, enfrentará Ryan Bader, campeão peso-pesado do Bellator. Já no co-main event, Impa Kasanganay campeão dos meio-pesados da PFL em 2023 terá pela frente Johnny Eblen, campeão peso-médio do Bellator, em duelo na categoria até 84kg. Completando os duelos entre campeões, o brasileiro Patrício Pitbull desafia Jesus Pinedo no peso-pena, enquanto nos meio-médios, Magomed Magomedkerimov confronta Jason Jackson.
Estrelas brasileiras em ação no card PFL vs Bellator
Vivendo a melhor fase de sua carreira aos 34 anos, Renan Problema (12v-3d-3NC) conquistou o título dos pesos pesados da PFL em 2023, nocauteando seus três adversários de forma brutal, sendo Denis Goltsov o último deles, em novembro, na grande final do torneio, se consolidando como uma grande estrela da organização. Agora, Renan terá pela frente seu maior desafio na carreira até o momento.
Aos 40 anos e com longa passagem pelo UFC, Ryan Bader (31v-7e-1NC) também vem de três vitórias seguidas, a última delas em fevereiro do ano passado, superando a lenda do esporte, Fedor Emelianenko, com um nocaute ainda no primeiro round, que consolidou a terceira defesa de cinturão do americano bem sucedida. Vale ressaltar que, no Bellator, Bader também foi campeão dos meio-pesados.
Maior nome da história do Bellator, Patricio Pitbull (35v-7d) chegou a ser campeão simultâneo dos penas e dos leves dentro da organização norte-americana. Na divisão até 66kg, Patrício foi campeão em três oportunidades, tendo defendido seu título por oito vezes. O potiguar chegou a disputar também o cinturão peso-galo na franquia, mas foi superado por Sergio Pettis. Pitbull vive um momento inédito da sua carreira. Profissional desde 2004, o brasileiro sofreu, pela primeira vez, duas derrotas seguidas na carreira, a última delas para Chihiro Suzuki, em luta que aconteceu no evento japonês RIZIN FF.
No card PFL vs Bellator, Patrício terá pela frente o peruano Jesus Pinedo (23v-6d-1e), que vem de três vitórias seguidas na carreira, sendo a última delas contra o brasileiro Gabriel Braga, na final da temporada da PFL, quando se tornou campeão peso-pena ao nocautear o carioca no terceiro round.
Outras disputas de cinturão no card principal
Lutando no co-main event do PFL vs Bellator, Impa Kasanganay (15v-3d) se sagrou campeão dos meio-pesados da PFL em 2023 ao derrotar Josh Silveira, em novembro. Após passagem frustrada pelo UFC, o atleta vive o melhor momento de sua carreira, com seis vitórias seguidas. Por outro lado, Johnny Eblen está invicto na carreira após 14 lutas realizadas e se tornou campeão do Bellator em 2022. Na sequência, defendeu o cinturão por duas vezes. Na última delas, o americano nocauteou Fabian Edwards, em setembro.
Nos meio-médios, o bicampeão da categoria até 77kg na PFL, Magomed Magomedkerimov (35v-6d), está invicto há seis lutas e vem de 19 vitórias nas últimas 20 apresentações. O atleta terá pela frente Jason Jackson (17v-4d), que surpreendeu o mundo do MMA ao derrotar em sua última luta Yaroslav Amosov, que ostentava uma invencibilidade de 27 lutas, e se tornar campeão dos meio-médios do Bellator.
Outros brasileiros no PFL vs Bellator
Campeão peso-pesado da temporada 2021 da PFL, Bruno Cappelozza (15v-6d-1NC) retorna de suspensão após ter sido flagrado no teste antidoping depois de sua última, em abril, contra Matheus "Buffa". O atleta terá pela frente ninguém menos que o campeão dos meio-pesados do Bellator, Vadim Nemkov (14v-2d-1NC), que não sabe o que é perder desde 2016, e de lá pra cá, acumulou 11 vitórias. O duelo será na categoria até 120kg.
Também voltando de suspensão por doping, Thiago Marreta (22v-1d-1NC) busca no PFL vs Bellator retomar a boa fase dos tempos de UFC, que lhe renderam a disputa de cinturão dos meio-pesados contra Jon Jones, em 2019, no qual foi derrotado na decisão dividida. Aos 40 anos, o brasileiro soma apenas uma vitória nas últimas sete lutas e buscará a recuperação contra o veterano Yoel Romero (15v-7d), de 46 anos, que em sua última apresentação, disputou o cinturão dos meio-pesados do Bellator e foi superado por Vadim Nemkov, em Junho.
Completando a participação brasileira no PFL vs Bellator, o finalista da temporada peso-pena da PFL em 2023, Gabriel Braga (12v-1d), conheceu sua primeira derrota na carreira ao ser nocauteado por Jesus Pinedo. Agora, Gabriel enfrenta o americano Aaron Pico (12v–4d), que vem de duas vitórias seguidas, a última delas sobre Pedro Carvalho, em setembro.
CARD COMPLETO:
PFL vs Bellator
Riyadh, na Arábia Saudita
Sábado, 24 de fevereiro de 2024
Card principal
Peso-pesado: Renan "Problema" x Ryan Bader
Peso-médio: Impa Kasanganay x Johnny Eblen
Peso-pena: Jesus Piñedo x Patrício Pitbull
Peso meio-médio: Magomed Magomedkerimov x Jason Jackson
Peso-pesado: Bruno Cappelozza x Vadim Nemkov
Peso meio-pesado: Thiago Marreta x Yoel Romero
Peso-leve: Clay Collard x AJ McKee
Card preliminar
Peso-pena: Gabriel Braga x Aaron Pico
Peso-leve: Biaggio Ali Walsh x Chris Morris
Peso-leve: Claressa Shields x Kelsey DeSantos
Peso-pena: Abdullah Al-Qahtani x Edukondal Rao
Peso-mosca: Malik Basahel x Vinicius Pereira
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.