Amanda venceu luta principal e, no octógono, anunciou sua aposentadoria do MMA(Foto: Reprodução ESPN)
Publicado 11/06/2023 13:00 | Atualizado 11/06/2023 15:12
Publicidade
Repleto de emoções para os fãs brasileiros - e de MMA em geral -, o UFC 289 terminou da melhor forma possível. Realizado neste sábado (10), em Vancouver, no Canadá, o evento contou com vitórias de Amanda Nunes, que derrotou Irene Aldana na luta principal e se aposentou do MMA como campeã dupla do Ultimate (peso-galo e pena), e do ex-campeão dos leves Charles do Bronx, que atropelou Beneil Dariush no primeiro round com um nocaute técnico.

No card preliminar, a peso-palha Maria Oliveira acabou superada pela romena Diana Belbita por decisão unânime. A noite também foi dos atletas canadenses, que atuando em casa e com o apoio da torcida, venceram os cinco combates em que estiveram presentes.

Amanda vence e anuncia aposentadoria

Um domínio absoluto, assim foi a luta principal do UFC 289, que teve vitória de Amanda Nunes sobre a mexicana Irene Aldana por decisão unânime dos jurados. Sem dar nenhuma chance para sua oponente, a "Leoa" amassou Aldana - literalmente - em pé e no chão, venceu com propriedade (50-44, 50-44 e 50-43) e manteve o cinturão peso-galo.

Ao término do duelo, Amanda, que também é dona do título peso-pena, anunciou sua aposentadoria do MMA aos 35 anos. No UFC desde 2013, a brasileira detém os recordes de vitórias e finalizações em lutas femininas da organização e está no Top 5 de vitórias em lutas pelo título (independentemente do gênero). Os números, contudo, contam apenas parte da história dela e talvez não sejam suficientes para mostrar a importância da considerada maior lutadora de MMA de todos os tempos.
Amanda Nunes se aposentou como campeã dupla do UFC -  (Foto: Reprodução ESPN)
Amanda Nunes se aposentou como campeã dupla do UFC (Foto: Reprodução ESPN)

Do Bronx bate Dariush por nocaute técnico

Com muita expectativa, o co-main event do UFC 289 marcou o retorno do ex-campeão Charles do Bronx ao octógono desde que ele perdeu o cinturão peso-leve para Islam Makhachev, em outubro do ano passado. Diante de Beneil Dariush, o representante da Chute Boxe SP não se intimidou, e após lidar com a pressão inicial do adversário, acertou um chute alto que abriu caminho para a sua vitória.

Sentindo o bom momento, Charles foi pra cima, conectou mais golpes e viu Dariush dobrar os joelhos. Depois de uma tentativa frustrada de encaixar um mata-leão, o brasileiro partiu para o ground and pound, e com seu oponente indefeso, anotou o triunfo por nocaute técnico no primeiro round.

Com o resultado, Charles do Bronx se coloca como próximo desafiante ao cinturão peso-leve do UFC, restando apenas a confirmação da revanche contra o atual campeão Islam Makhachev. Em entrevista no octógono, ele avisou: "O campeão voltou e tem nome! Dana White, eu sou o próximo", bradou o paulista, que foi aplaudido em peso.
Do Bronx venceu Dariush por nocaute técnico e levantou a torcida no UFC 289 (Foto: Reprodução ESPN)

Maria Oliveira perde na abertura do card

Em busca de recuperação, a peso-palha brasileira Maria Oliveira enfrentou Diana Belbita na luta que abriu o UFC 289 e até começou bem, aplicando boas quedas na romena radicada no Canadá.

A partir do segundo round, porém, Maria Oliveira cansou, enquanto Belbita cresceu de produção, acertou os melhores golpes em pé e venceu por decisão unânime dos jurados.

Zahabi e outros destaques do UFC 289

Pelo card preliminar do UFC 289, o peso-galo canadense Aiemann Zahabi deu um show e derrotou Aoriqileng por nocaute em apenas 66 segundos. O triunfo veio através de um potente cruzado de esquerda, que deixou o chinês Aoriqileng desnorteado no centro do octógono.

Além dele, Jasmine Jasudavicius, que derrotou Miranda Maverick por decisão unânime dos jurados, e o estreante Steve Erceg, que também por unanimidade bateu David Dvorak, foram outros destaques do evento no Canadá ao lado de Mike Malott, dono de uma justa guilhotina sobre Adam Fugitt.

RESULTADOS COMPLETOS:

UFC 289
Vancouver, no Canadá
Sábado, 10 de junho de 2023

Card principal
Amanda Nunes derrotou Irene Aldana por decisão unânime dos jurados
Charles do Bronx derrotou Beneil Dariush por nocaute técnico no 1R
Mike Malott finalizou Adam Fugitt com uma guilhotina no 1R
Dan Ige derrotou Nate Landwehr por decisão unânime dos jurados
Marc-Andre Barriault derrotou Eryk Anders por decisão unânime dos jurados

Card preliminar
Nassourdine Imavov x Chris Curtis terminou em "No Contest" (sem resultado)
Jasmine Jasudavicius derrotou Miranda Maverick por decisão unânime dos jurados
Aiemann Zahabi derrotou Aoriqileng por nocaute no 1R
Kyle Nelson derrotou Blake Bilder por decisão unânime dos jurados
Steve Erceg derrotou David Dvorak por decisão unânime dos jurados
Diana Belbita derrotou Maria Oliveirapor decisão unânime dos jurados
Publicidade
Leia mais