Publicado 17/06/2023 12:00 | Atualizado 17/06/2023 18:49
Realizado na última sexta-feira (16), na cidade de Chicago, em Illinois (EUA), o Bellator 297 contou com duas disputas de cinturão. No co-main event, o brasileiro Patrício Pitbull - ex-campeão peso-leve e atual dono do título peso-pena - desafiou Sergio Pettis, campeão dos galos, em busca de um inédito terceiro cinturão, mas acabou dominado pelo americano e perdeu por decisão unânime dos jurados.
Já na luta principal, o russo Vadim Nemkov - pupilo da lenda Fedor Emelianenko - confirmou seu favoritismo e, também por decisão unânime, derrotou o veterano Yoel Romero para manter o título meio-pesado.
Já na luta principal, o russo Vadim Nemkov - pupilo da lenda Fedor Emelianenko - confirmou seu favoritismo e, também por decisão unânime, derrotou o veterano Yoel Romero para manter o título meio-pesado.
Patrício é dominado pelo campeão Pettis
Valendo o cinturão peso-galo, o co-main event do Bellator 297 começou com Sergio Pettis chutando baixo e Patrício Pitbull devolvendo o mesmo golpe. Na sequência, o brasileiro aplicou uma linda queda, porém Pettis rapidamente se levantou e a luta seguiu equilibrada.
A partir do segundo assalto, Sergio, que é irmão mais novo de Anthony Pettis - ex-campeão do UFC -, mostrou quem manda na divisão até 61kg. Muito bem na trocação, o americano acertou um chute alto que balançou Patrício, salvo pelo gongo. O brasileiro até tentou frear as investidas do oponente com quedas, mas não foi o suficiente.
Melhor em pé e frustrando os ataques do potiguar, Sergio Pettis contabilizou pontos e, no fim dos cinco rounds, venceu por decisão unânime dos jurados para continuar como campeão dos galos do Bellator.
Invicto desde 2019, Sergio Pettis defendeu o título até 61kg pela segunda vez e alcançou sua sexta vitória seguida. Ao todo, são 23 triunfos em 28 lutas no MMA. O próximo desafio do americano será contra o compatriota Patchy Mix, campeão interino dos galos. Já Patrício Pitbull segue como campeão peso-pena, mas teve sua sequência de três vitórias interrompida.
Nemkov faz luta segura e mantém título
Na luta principal do Bellator 297, como era de se esperar, Vadim Nemkov fez valer da sua juventude, e contra o veterano Yoel Romero - 16 anos mais velho -, se impôs para defender com sucesso o cinturão meio-pesado.
O confronto foi quase um monólogo, com Romero apresentando pouco perigo ao campeão, com exceção de um knockdown no terceiro round. Em pé, Nemkov, que é pupilo do lendário Fedor Emelianenko, se impôs e castigou o cubano com boas combinações de chutes e jabs.
Em desvantagem, o cubano partiu para o tudo ou nada no último assalto, mas era tarde demais. Vadim Nemkov soube se defender bem, controlou a distância e acabou declarado vencedor por unanimidade. Aos 30 anos, o russo somou sua 17ª vitória em 21 lutas no MMA, a quarta como campeão até 93kg do Bellator, e não perde há sete anos.
Em luta morna, Corey Anderson vence Davis
Ainda pelo card principal do Bellator 297, Corey Anderson e Phil Davis duelaram pela categoria dos meio-pesados. O combate entre dois americanos oriundos do Wrestling foi morno, com ambos alternando tentativas de queda e momentos de trocação no centro do cage.
A dinâmica seguiu a mesma durante quase todos os três rounds, e mais incisivo, Anderson levou a melhor por decisão dividida dos jurados. Com o resultado, ele se recupera do revés para o campeão Vadim Nemkov, no fim do ano passado, e vai em busca de uma nova disputa de título. Já Davis voltou a perder após dois triunfos.
Brasileiro vence por nocaute nas preliminares
Único brasileiro a se apresentar no card preliminar do Bellator 297, Wladimir Blanka, de 30 anos, conquistou sua segunda vitória no MMA profissional. O peso-pesado nocauteou Gabriel Sayeg com apenas 20 segundos de combate. Em sua luta anterior, Wladimir venceu Kory Moegenburg no Bellator 288, também por nocaute no primeiro round.
RESULTADOS COMPLETOS:
Bellator 297
Chicago, em Illinois (EUA)
Sexta-feira, 16 de junho de 2023
Card principal
Vadim Nemkov derrotou Yoel Romero por decisão unânime dos jurados
Sergio Pettis derrotou Patrício Pitbull por decisão unânime dos jurados
Corey Anderson derrotou Phil Davis por decisão dividida dos jurados
Gökhan Saricam derrotou Daniel James por decisão unânime dos jurados
Card preliminar
Gadzhi Rabadanov derrotou Pieter Buist por decisão unânime dos jurados
Ramazan Kuramagomedov derrotou Jaleel Willis por nocaute técnico no 1R
Norbert Növényi Jr. derrotou Kamil Oniszczuk por nocaute técnico no 1R
Archie Colgan derrotou Emmanuel Sanchez por decisão unânime dos jurados
Jordan Newman finalizou Matthew Perry com uma americana no 1R
Cody Law derrotou Edwin Chavez por decisão unânime dos jurados
Wladmir Blanka derrotou Gabriel Sayeg por nocaute técnico no 1R
Kyle Crutchmer derrotou Bobby Nash por nocaute técnico no 1R
Mike Hamel derrotou Shamil Nikaev por decisão majoritária dos jurados
Karl Moore derrotou Alex Polizzi por decisão unânime dos jurados
Timur Khizriev derrotou Richie Smullen por decisão unânime dos jurados
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.