Islam Makhachev nocauteou Volkanovski no UFC 294 e manteve o cinturão peso-leve em sua posse(Foto: Divulgação/UFC)
Publicado 22/10/2023 08:00
Publicidade
Com mudanças de última hora, o UFC 294, realizado neste sábado (21), em Abu Dhabi (EAU), cumpriu com o esperado e teve grandes combates para os fãs de MMA. Os favoritos, como já era esperado, fizeram o “dever de casa”. Na luta principal, Islam Makhachev mostrou que vem se consolidando cada vez mais como “rei” na categoria peso-leve e, com um belo nocaute sobre o campeão peso-pena Alexander Volkanovski ainda no primeiro round, fez sua segunda defesa de título bem sucedida na organização. No co-main event, o também favorito Khamzat Chimaev superou o ex-campeão Kamaru Usman na decisão majoritária e segue invicto no MMA.
O UFC 294 contou ainda com três brasileiros em ação, mas o aproveitamento foi negativo. No card principal, a luta de Johnny Walker terminou sem resultado e de forma polêmica. Seu adversário, Magomed Ankalaev, aplicou uma joelhada ilegal, e a comissão médica, junto ao árbitro central, optou por encerrar a luta, o que deu início à uma confusão que envolveu até Dana White, presidente do Ultimate. Os outros brasileiros do card, Warlley Alves e Bruno Blindado, acabaram sendo derrotados por Ikram Aliskerov e Shara Magomedov, respectivamente.
Makhachev nocauteia Volkanovski de forma implacável na luta principal
Protagonistas da luta principal do UFC 294, Islam Makhachev e Alexander Volkanovski começaram o duelo de forma travada e agarrada na trocação. O russo, no entanto, foi soltando o seu jogo aos poucos, com chutes e socos na média distância, mas o melhor estava por vir logo na sequência. Um chute alto espetacular pegou em cheio na têmpora do australiano, que já caiu seminocauteado. Islam, então, precisou conectar apenas mais alguns golpes no ground and pound, até a interrupção do árbitro central.
Com a incrível vitória por nocaute ainda no primeiro round, Islam Makhachev defende com sucesso o seu cinturão pela segunda vez, novamente contra Alexander Volkanovski, e conquista sua 25ª vitória no MMA profissional, a 13ª desde que passou a lutar pelo UFC. Derrotado pelo russo duas vezes apenas este ano, Volkanovski deve retornar para o peso-pena, onde é campeão dominante.
Chimaev derrota o ex-campeão Usman e segue invicto no MMA
No co-main event do UFC 294, Khamzat Chimaev fez o que dele se esperava no duelo diante do ex-campeão meio-médio Kamaru Usman. Com um jogo muito consolidado e forte na luta agarrada, o checheno naturalizado sueco foi amplamente superior ao nigeriano no primeiro round, e quase chegou a finalizar a luta em determinado momento. No segundo assalto, o confronto ganhou um pouco mais de equilíbrio, mas na reta final da parcial, Chimaev voltou a aplicar uma queda sobre Usman e abriu ainda mais vantagem na luta.
No terceiro e último round, ciente de que estava em desvantagem, Kamaru Usman chegou a ameaçar o “Lobo” com algumas boas ações na luta em pé, e alguns dos seus golpes “tocaram” o raio de ação de Khamzat. Ciente da “ameaça”, Chimaev voltou a derrubar Usman e, por cima, fez de tudo para segurar o adversário até o final. No fim, após três rounds disputados, Khamzat Chimaev foi declarado vencedor na decisão majoritária dos jurados e manteve sua invencibilidade no MMA, agora com 13 vitórias, sendo sete delas pelo UFC.
Duelo de Johnny Walker é interrompido de forma polêmica
Em um dos combates mais aguardados pelos brasileiros no UFC 294, Johnny Walker iniciou a luta de forma cautelosa contra Magomed Ankalaev. Ao tentar jogar uma joelhada voadora, o brasileiro abriu brecha e acabou sendo derrubado pelo russo. Após conectar um golpe ilegal, uma joelhada enquanto o brasileiro estava em três apoios, a luta foi interrompida. Após alguns minutos, o árbitro central optou por encerrar o confronto contra a vontade de Johnny, o que irritou bastante o brasileiro.
Insatisfeito, Johnny Walker deixou claro que queria continuar na luta e, diante disso, até chegou a dar início a um princípio de confusão, ameaçando “partir para cima” de Magomed Ankalaev. Em meio à iminência de tensão, seguranças, árbitros e até mesmo Dana White, presidente do UFC, precisaram subir ao octógono para controlar os ânimos. Depois de toda a polêmica e uma breve confusão, o duelo foi declarado No Contest (luta sem resultado). A tendência é que, num futuro próximos, os lutadores voltem a se enfrentar.
Aliskerov dá show e nocauteia Warlley Alves no primeiro round
Primeiro brasileiro em ação no card principal do UFC 294, Warlley Alves iniciou a luta diante de Ikram Aliskerov apostando nos chutese nos golpes em média distância. O russo, no entanto, surpreendeu ao partir para cima com uma bela joelhada voadora, que pegou em cheio no raio de ação do brasileiro. Aliskerov, então, disparou uma sequência avassaladora de golpes logo em seguida, levando o árbitro central a interromper, declarando a vitória de Ikram por nocaute técnico ainda no primeiro round.
Com o resultado, Ikram Aliskerov emplaca sua segunda vitória em duas lutas no UFC, e agora contabiliza 15 triunfos e apenas uma derrota em seu cartel no MMA profissional. Warlley Alves, por sua vez, amarga seu terceiro revés consecutivo no Ultimate e passa a ficar em situação de risco dentro da organização.
Estreante russo tem boa atuação e supera Bruno Blindado
Na luta de abertura do UFC 294, Bruno Blindado e Shara Magomedov iniciaram o combate trocando chutes. A primeira ação mais efetiva veio por parte do russo, conectando uma joelhada que pegou em cheio no brasileiro. O duelo seguiu em pé, onde Magomedov se mostrou superior e, com bons chutes, levou a melhor no primeiro round. Com uma variedade impressionante de fortes chutes, Shara continuou “punindo” Bruno no segundo assalto. Blindado, por sua vez, respondeu com uma boa queda. No solo, os dois lutadores continuaram golpeando bastante, o que deixou a luta bem animada.
Logo no início do terceiro e último round, o brasileiro conseguiu mais uma queda. Por cima, Bruno Blindado aplicou bons golpes no ground and pound, mas Shara Magomedov, por sua vez, não deu vida fácil e colocou a luta em pé novamente. Resistente, o paraibano derrubou Shara novamente, se mostrou ofensivo, mas após a disputa dos três assaltos, o russo foi declarado vencedor na decisão unânime dos jurados em sua estreia no Ultimate. Dessa forma, Magomedov segue invicto em sua carreira, agora com 12 vitórias, enquanto o brasileiro amargou sua segunda derrota consecutiva na organização.
RESULTADOS COMPLETOS:
UFC 294
Etihad Arena, em Abu Dhabi (EAU)
Sábado, 21 de outubro de 2023
Card principal
Islam Makhachev derrotou Alexander Volkanovki por nocaute no 1R
Khamzat Chimaev derrotou Kamaru Usman por decisão majoritária dos jurados
Magomed Ankalaev x Johnny Walker terminou em No Contest (luta sem resultado)
Ikram Aliskerov derrotou Warlley Alves por nocaute técnico no 1R
Said Nurmagomedov finalizou Muin Gafurov com uma guilhotina no 1R
Card preliminar
Muhammad Mokaev finalizou Tim Elliot com um katagatame no 3R
Trevor Peek derrotou Mohammed Yahya por decisão unânime dos jurados
Javid Basharat x Victor Henry terminou em No Contest (luta sem resultado)
Sedriques Dumas derrotou Abu Azaitar por decisão unânime dos jurados
Mike Breeden derrotou Anshul Jubli por nocaute técnico no 3R
Muhammadjon Naimov derrotou Nathaniel Wood por decisão unânime dos jurados
Victoria Dudakova derrotou Jihn Yu Frey por decisão unânime dos jurados
Sharabutdin Magomedov derrotou Bruno Blindado por decisão unânime dos jurados
Publicidade
Leia mais