Projeto atende dezenas de crianças de diferentes idades (Foto: Ruth da Conceição)
Publicado 09/01/2024 07:00 | Atualizado 11/01/2024 06:07
"Arte, cultura, esporte e educação". Esses são os princípios do Conexão Favela&Arte, coletivo fundado em 2014, em Niterói-RJ, e que atualmente atende dezenas de crianças através do Jiu-Jitsu - entre outras atividades.

O responsável por compartilhar os ensinamentos da arte suave é o faixa-preta Vinicius Silva Pimentel, o "Vinicius Android", representante da CheckMat e New Era Niterói. Aos 36 anos, Vinicius atende não apenas o Conexão Favela&Arte, mas outros dois projetos: o Arena 44 e o New Era Souza Jardim.

Atuando com o lado social desde 2013 e focado em crianças, o faixa-preta se esforça para que elas tenham uma perspectiva de vida melhor, praticando Jiu-Jitsu de graça e absorvendo os ensinamentos da arte marcial.

"Eu vim de um projeto social, então desde pequeno participei de todas as atividades que tinham, sempre achei o máximo. Hoje a minha ideia é dar sequência ao que os meus professores fizeram comigo e passar o Jiu-Jitsu para outras crianças, ajudar na busca por oportunidades com aulas de graça e trabalho voluntário. Quero retribuir o que o Jiu-Jitsu me deu", afirmou Vinicius, que começou no Judô, mas depois que conheceu a arte suave foi amor à primeira vista:

"Aqui (no Conexão Favela&Arte) a gente tenta ser bem rígido com as crianças em termos de comportamento porque eles moram dentro de comunidades perigosas às vezes. Procuramos ensinar disciplina, parceria, respeito ao próximo, família e amigos. O Jiu-Jitsu não é só luta, é desenvolver também o corpo e a mente".
Professor Vinicius Android quer mudar vidas através do Jiu-Jitsu no Conexão Favela&Arte -  (Foto: Ruth da Conceição)
Professor Vinicius Android quer mudar vidas através do Jiu-Jitsu no Conexão Favela&Arte (Foto: Ruth da Conceição)

Funcionário da Regional Administração de Icaraí, Vinicius concilia o seu dia a dia entre o trabalho, família e Jiu-Jitsu. E junto do Conexão Favela&Arte desde 2021, vê a parceria dando frutos e jovens se destacando em campeonatos regionais.

"Faço parte da New Era Niterói (e CheckMat), mas como dou aula em três projetos, não consigo dar na academia, ainda mais conciliando com o meu trabalho na Regional. Então é uma correria danada (risos), trabalho e projetos, mas consigo me manter e ajudar o próximo, especialmente as crianças", disse Vinicius, que completou:

"Atualmente temos crianças que têm esse poder de lutar em alto nível, buscar seu sonho de ser campeão. O Nenego (Jansen Gomes) da CheckMat é um grande exemplo, do morro do Cantagalo para o mundo e inspirando outros jovens a viver do Jiu-Jitsu. Mais do que isso, queremos formar não apenas bons competidores, mas cidadãos de bem".

Funcionando da boa vontade da comunidade, doações e da gestão do Conexão Favela&Arte, que tem o DJ Gelouko como presidente e o rapper e produtor cultural Nuquepi como vice, o projeto de Jiu-Jitsu segue em ascensão. E no que depender de Vinicius, que às vezes tira do próprio bolso para ajudar os alunos, ainda tem muita coisa boa por vir. Mais apoio, entretanto, viria a calhar.

"A gente não tem ajuda de Prefeitura, empresas ou algo específico, então é uma guerra mensal, uma padaria ou um pequeno comércio que auxiliam, que buscam ajudar as crianças e assim a gente consegue botar elas nas competições. Elas disputam campeonatos em Niterói e no Rio, da CBJJD/ISBJJA. É uma organização que está sempre proporcionando viagens, passagens e tentando valorizar os atletas profissionais, além dos kids".

Como atleta, Vinicius Android soma medalhas no Circuito Mineirinho e em outros campeonatos como master. Seu principal foco atualmente, porém, é formar novos campeões no tatame e na vida: "Meu sonho é transformar um aluno meu em campeão mundial, que ele conheça o mundo através do esporte e se torne um exemplo para os outros", encerrou.

Conexão Favela&Arte: funcionamento

Com diversas atividades, como Capoeira e Jiu-Jitsu entre os esportes, o Conexão Favela&Arte funciona na Travessa Deolinda Cruz, nº 18, no bairro de Santa Rosa, em Niterói-RJ. Para mais informações, acesse @favelaearte no Instagram.
Publicidade
Leia mais