Arman Tsarukyan enfrenta Charles do Bronx no UFC 300 (Foto: Divulgação/UFC)
Publicado 07/04/2024 08:00
Arman Tsarukyan é, sem dúvidas, um dos principais jovens lutadores do UFC, visto com potencial para se tornar campeão dentro da organização. O armênio, de apenas 27 anos, tem pela frente no dia 13 de abril o maior desafio de sua carreira até o momento. O europeu vai enfrentar o ex-campeão Charles do Bronx, no card principal do histórico UFC 300. O vencedor do confronto deve carimbar o passaporte para enfrentar Islam Makhachev, que detém o título dos leves.

Mas afinal, quem é o lutador que é visto como favorito diante das estrelas do UFC? Conheça mais sobre a vida de Arman Tsarukyan:

Filho de pais de armênios, Tsarukyan nasceu na Geórgia, em 11 de outubro de 1996, na pequena cidade de Akhalkalaki, que possui cerca de 9 mil habitantes. Apesar de não pertencer a Armênia, a população local é constituída por mais 90% de armênios. A cidade, inclusive, inspirou o "apelido" do lutador que é chamado de "Akhalkalakets". Segundo o site "Essentially Sports", essa alcunha significa que a pessoal é natural de Akhalkalaki.

O primeiro contato do peso-leve com esportes de combate foi com a Luta Olímpica, ainda em sua infância. Como tinha um perfil atlético, Arman, quando tinha 12 anos, conciliou a modalidade com o Hóquei no gelo - onde ficou por mais seis anos e jogou pelo time júnior do Hockey Club Amur, da Rússia.

Tsarukyan deixou o Hóquei aos 17 anos após não conseguir entrar no time principal do Amur e, com isso, passou a se dedicar integralmente ao Wrestling. O atleta também adicionou ao seu jogo os treinamentos de Grappling.

Do MMA russo ao protagonismo no UFC

Arman estreou no MMA profissional aos 18 anos no evento russo Modern Fighting Pankration em 2015. O peso-leve derrotou Shamil Olokhanov por nocaute técnico no primeiro round. "Akhalkalakets" conheceu a primeira derrota na carreira logo em sua segunda luta, sendo nocauteado em apenas 30 segundos por Alexander Belikh.

Após o revés, Tsarukyan conseguiu uma sequência de oito vitórias seguidas e recebeu a chance de disputar o título do MFP, em 2017, contra Takenori Sato, ex-UFC, e triunfou por decisão unânime. Arman defendeu o cinturão no ano seguinte e venceu mais duas lutas, até conseguir chegar Ultimate em 2019. Na época, o peso-leve registrava um cartel de 13 triunfos e uma derrota.

Tsarukyan estreou no UFC contra Islam Makhachev - que é o atual campeão peso-leve da franquia - e foi derrotado por decisão unânime, em combate que foi escolhido como a "Luta da Noite" daquela edição. A recuperação do armênio não demorou. Cerca de três meses depois, enfrentou Olivier Aubin-Mercier, no UFC 240, e venceu por decisão unânime, abrindo caminho para uma sequência positiva de cinco lutas entre 2019 e 2022.

A boa fase de Arman foi quebrada por Mateusz Gamrot, quando voltou a ser superado novamente por unanimidade em sua primeira aparição no main event do UFC. Mais uma vez, apesar do revés, o europeu recebeu o prêmio de "Luta da Noite". Em seguida, a recuperação aconteceu após bater Damir Ismagulov e o brasileiro Netto BJJ. A última apresentação aconteceu no fim de 2023, quando nocauteou Beneil Dariush de forma brutal em pouco mais de um minuto de luta.

Após seu desempenho, o atual quarto colocado do peso-leve foi alçado por grande parte da imprensa como o próximo desafiante ao cinturão do Ultimate. No entanto, para confirmas as apostas, Tsarukyan terá que superar o ex-campeão da categoria, o paulista Charles do Bronx, que também busca uma revanche contra Makhachev.

Ao longo de sua carreira o armênio recebeu o título de "Mestre em Esportes - Luta Livre e MMA". Além disso, o atleta conquistou um título no Kunlunquan (arte marcial chinesa) e o bicampeonato da liga de Sambo s-70.
Publicidade
Leia mais