Gracie Lisboa confirmou presença no Coimbra International Cup da ISBJJA (Foto: Divulgação)
Publicado 18/04/2024 07:00 | Atualizado 19/04/2024 01:09
Faltando menos de um mês para o Coimbra International Cup, marcado para o dia 11 de maio, em Portugal, e que dá início ao primeiro Circuito Ibérico de Jiu-Jitsu - organizado pela ISBJJA com a chancela da CBJJD -, diversas equipes do país europeu já estão se preparando para o evento.

Entre elas está a Gracie Lisboa, do faixa-preta João Santos - um dos responsáveis pelo time - e que vem somando ótimos resultados em 2024 até agora. Animado para o evento, João fez um balanço da equipe neste início de temporada e projetou o torneio da ISBJJA.

"Neste ano temos feito um trabalho de introdução de novos componentes técnicos e táticos com os competidores, visto que tivemos muitas graduações no fim de 2023. É um período de consolidação do time, com um número maior de alunos competindo, mas também entendendo o papel do Jiu-Jitsu, com a população em geral ainda compreendendo a dinâmica da modalidade por aqui", disse João, que completou:

"Nossos competidores já vêm de dois camps que fazemos anualmente, bastante exigentes a nível físico e psicológico. E o Coimbra International Cup é mais uma chance de ter essa experiência de lutar e se testar. Sendo uma competição no centro de Portugal, com a facilidade de acesso, teremos muitos atletas das nossas academias e associados à Gracie Lisboa competindo".
Publicidade

Diretor técnico de uma Federação local, responsável pelos cursos de treinador, além de instrutor-chefe da Gracie Lisboa e campeão quando competidor, João Santos, por fim, analisou o trabalho da ISBJJA em prol do desenvolvimento do Jiu-Jitsu em Portugal.

"A ISBJJA entra em Portugal em um contexto que o Jiu-Jitsu já está muito bem organizado aqui, mas fornece mais uma plataforma com nível internacional para os competidores poderem mostrar suas habilidades e terem uma oportunidade. O Coimbra International Cup, por exemplo, é um torneio com potencial de crescimento. Hoje temos academias estabelecidas, campeões internacionais e diversas organizações", afirmou, antes de encerrar:

"Desde 2015, a FPJJB é responsável por dar o curso de treinadores de Jiu-Jitsu, obrigatório pela lei portuguesa para poder dar aulas em Portugal, que credencia e habilita tecnicamente e legalmente os treinadores perante o Estado Português e a população em geral - tal como acontece em todas as outras modalidades. Em todas as academias se nota um aumento da procura, e muitas vezes por parte de segmentos diversos da população. Vê-se cada vez mais mulheres nas academias, pessoas acima dos 40 anos e há uma aposta maior em aulas específicas para crianças".

Repleto de expectativa, o Coimbra International Cup, no Pavilhão Multiesportivo Dr. Mário Mexia, tem inscrições abertas até o dia 3 de maio, através do site www.isbjj.com.
Leia mais