Publicado 08/07/2024 14:00 | Atualizado 08/07/2024 16:18
O dia 6 de julho de 2024, ficará marcado para sempre na história do Boxe nacional. O brasileiro Robson Conceição superou americano O'Shaquie Foster e conquistou o título mundial dos super-penas do Conselho Mundial de Boxe (WBC), neste sábado em Newark, no estado de Nova Jersey (EUA), por decisão dividida dos jurados.
Em confronto externamente disputado, o brasileiro tomou as iniciativas da luta em quase todos os assaltos, apostando principalmente nas sequências de jabs e diretos, enquanto o Foster trabalhava bem nos contra-ataques e marcava o "Brabo" com jabs. Robson Conceição se tornou o nono brasileiro a conquistar um título mundial na história do Boxe.
PublicidadeEm confronto externamente disputado, o brasileiro tomou as iniciativas da luta em quase todos os assaltos, apostando principalmente nas sequências de jabs e diretos, enquanto o Foster trabalhava bem nos contra-ataques e marcava o "Brabo" com jabs. Robson Conceição se tornou o nono brasileiro a conquistar um título mundial na história do Boxe.
A luta
Robson começou o combate tomando as iniciativas disparando jabs do corpo do rival. Com envergadura menor, Foster trabalhava com sequências de jab e direto tentando se aproximar no baiano. Conceição acertou um bom direto no corpo do adversário. O norte-americano respondeu com um cruzado de esquerda terminando o round inicial que era extremamente equilibrado. Robson seguiu caminhando a frente no segundo assalto marcado o O'Shaquie com jabs, que sempre respondia da mesma forma no contra ataque. Conceição cresceu no combate no fim do round acertando dois cruzados fortes no norte-americano.
O terceiro round seguiu em ritmo acelerado, com Robson combinando sequência curtas de jab e direto. Foster passou a ser encurralado pelo brasileiro e sofreu mais dois cruzados no corpo. No assalto seguinte, o "Brabo" iniciou já tentando pressionar O'Shaquie nas cordas. O norte-americano seguia trabalhando com jabs no contra ataque. O baiano cresceu na luta e acertou bons cruzados e uppers no oponente. No quinto round o brasileiro partiu com todo conectando combinações de jabs com overhands. O'Shaquie respondeu com um upper limpo no contra ataque que não impediu que Conceição continuasse ativo no duelo.
O sexto assalto seguiu com o baiano tomando a iniciativa da luta, mas foi bem mais equilibrado. No round número sete, o confronto voltou a acelerar, com o brasileiro conectando boas sequência de jabs e diretos no corpo de O'Shaquie, que respondeu da mesma forma. No oitavo assalto, o norte-americano começou melhor, mas rapidamente Robson Conceição equilibrou o duelo e tentou pressionar o rival na grade, que com sua velocidade maior se livrou.
No nona parcial o brasileiro partiu com tudo pra cima de Foster, engatando uma sequência de jabs e diretos, mas sempre era tocado pelo rival nos contra-ataques. O décimo round seguiu agitado, Robson seguiu buscando mais a luta, mas deixando muitos golpes na guarda do rival, e sendo tocado pelo americano. No penúltimo assalto o "Brabo" seguiu sofrendo com os jabs de O'Shaquie . O baiano seguia apostando nas sequências de jabs e diretos, mas sem machucar o oponente. No round decisivo, Conceição passou a buscar combinações de jabs e overhands. O brasileiro tentava prender o oponente nas cordas, mas sucumbiu à velocidade do rival.
Ao final de 12 rounds, Robson Conceição foi declarado vencedor do duelo por decisão dividida, com as parciais de 116-112 e 115-113 a seu favor, e 116-112 a favor de Foster. Com o resultado o "Brabo" chegou a vitória de número 19 em 22 lutas na carreira, e se junta a seleta lista de campeãos mundiais composta por Éder Jofre, Miguel de Oliveira, Acelino Popó Freitas Waldemir Sertão, Rose Volante, Patrick Teixeira, Danila Ramos e Beatriz Ferreira.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.