Poatan sofreu no começo da luta, mas nocauteou Rountree no UFC 307 (Foto: Reprodução)
Publicado 06/10/2024 18:00 | Atualizado 07/10/2024 23:13
Em mais uma noite histórica para o MMA brasileiro, Alex Poatan nocauteou Khalil Rountree Jr. no quarto assalto e manteve o título dos meio-pesados na luta principal do UFC 307, neste sábado (5), em Salt Lake City (EUA). O americano começou melhor a disputa, mas não resistiu a força do campeão ao longo do embate. Já no co-main event, Julianna Peña se impôs no confronto e bateu a então dona do cinturão Raquel Pennington para recuperar a coroa do peso-galo por unanimidade.

Em sua segunda luta após retornar da aposentadoria, José Aldo sofreu com o jogo de pressão de Mario Bautista na grade e foi derrotado por decisão dividida. Ainda no card principal do UFC 307, Ketlen Vieira não segurou a imposição física de Kayla Harrison e foi superada após três rounds. Nas lutas preliminares, Iasmin Lucindo bateu a compatriota Marina Rodriguez, enquanto César Almeida levou a melhor diante de Ilhor Potieria.
Publicidade

Poatan sofre, mas nocauteia e mantém título

Alex Poatan começou o main event do UFC 307 tentando um high kick, mas sem sucesso. Khalil Rountree Jr., por sua vez, encontrou a distância para atacar com combinações de jab e direto, onde causou um desconforto no brasileiro. Plantando, o campeão respondia com golpes contundentes. Na segunda parcial, a disputa seguiu no mesmo ritmo. "The War Horse" voltou a ser mais perigoso ao contra-atacar um chute de Poatan e o levou ao flashdown. Já na reta final, ainda acertou uma canelada na cabeça do paulista.

No terceiro assalto, Khalil voltou se movimentando, mas foi perdendo consistência ao longo do round. Poatan, por outro lado, encontrou a distância e passou a usar jabs para ir tocando e tirando o volume do adversário. Indo para a quarta parcial, Alex entrou de vez na luta e foi encurralando o americano. Já na segunda metade, Rountree estava só tentando sobreviver, enquanto Poatan aplicou uma série de golpes até o rival cair sem qualquer condição de seguir na disputa no UFC 307.

Essa é a terceira defesa de cinturão dos meio-pesados de Alex Poatan em apenas sete meses. O brasileiro se consolida cada vez mais como a maior estrela do UFC na atualidade.

Peña supera Pennington e recupera cinturão

Os dois primeiros rounds foram marcados pelo equilíbrio, mas Julianna Peña foi soltando mais o jogo e controlando a disputa. Na segunda parcial, "Venezuelan Vixen" conquistou uma queda e ainda foi para as costas de Raquel Pennington - que não encontrava a distância ideal para usar o Boxe. No terceiro round, a desafiante seguiu controlando a disputa e, mais uma vez, colocou o Grappling em prática.

A partir da quarta parcial, Pennington acordou para a luta e conectou os melhores golpes. "Rocky" chegou a aplicar um knockdown após uma "bomba" de direita. O ritmo seguiu forte no último round, mas insuficiente para virar o jogo. Por decisão unânime, Julianna Peña ficou com a vitória e voltou a conquistar o cinturão dos galos no UFC 307.

Baustita neutraliza Aldo e leva a vitória

Assim que começou o embate, Mario Bautista não tomou muito conhecimento e passou a pressionar José Aldo. Após encurtar, o americano colocou o ex-campeão na grade, mas esbarrou na ótima defesa de queda do brasileiro. O pupilo de Dedé Pederneiras teve o melhor momento quando a luta foi para a trocação, onde trabalhou bem no infight. Já na segunda parcial, o manauara voltou completamente ofensivo e acertou uma joelhada para deixar o oponente atordoado. Após a sequência de bons golpes, Bautista voltou a fazer o jogo de grudar para neutralizar o ímpeto do "Campeão do Povo".

Nos últimos cinco minutos de luta, Aldo, usando o Boxe e sem chutar, teve mais contundência na trocação. Apesar de sempre buscar uma resposta, Bautista não queria arriscar e grudava para travar o jogo do "Rei do Rio" na grade. O brasileiro defendeu 100% das tentativas de queda durante a disputa. No fim, por decisão dividida, Mario Bautista levou a melhor no UFC 307 e emendou a sétima vitória seguida. Já Aldo conhece o primeiro revés em seu retorno ao Ultimate.
Kayla leva a melhor sobre Ketlen nos galos

Logo no começo da disputa, Kayla Harrison tentou colocar seu volume de jogo na disputa e passou a pressionar Ketlen Vieira na grade. O primeiro round se desenvolveu quase todo ali, onde o público até vaiou. No entanto, já na reta final da parcial, a americana aplicou uma queda e conectou alguns golpes no ground and pound. Para o segundo assalto, a judoca acertou low kicks, enquanto a brasileira respondia com diretos na linha de cintura. Na sequência, Kayla voltou segurar Ketlen no clinch, mas desta vez sofreu com cotoveladas da atleta da Nova União.

Já no último round, Kayla novamento utilizou os chutes, mas não tinha tanta facilidade para encontrar Ketlen na trocação. A brasileira ia levando vantagem, até Harrison derrubar - mais uma vez - e dominar no chão. A ex-campeã da PFL foi castigando até confirmar a vitória por decisão unânime no UFC 307. Com o resultado, a bicampeã olímpica se credencia para ser a próxima desafiante ao cinturão dos galos. Já Ketlen volta a ser derrotada no Ultimate.

Iasmin controla Marina no solo e vence

O primeiro round foi marcado mais por estudo e ensaio de ataques das lutadoras. Marina Rodriguez, aos poucos, foi tentando impor o seu jogo em pé. Quando estava conseguindo atacar e encontrar mais espaço, Iasmin Lucindo levou para o chão e pressionou a compatriota. A segunda parcial seguiu da mesma forma, com a gaúcha levando a melhor em pé e a cearense tendo eficiência nas quedas e dominando no solo.

Já no terceiro assalto, Iasmin voltou a derrubar e começou a trabalhar no ground and pound, no entanto, a cearense foi advertida verbalmente pelo árbitro Marc Goddard após apoiar o queixo no olho da adversária. Marina tentou manter a luta em pé, mas não evitava as quedas da compatriota. No fim, por decisão dividida, Iasmin Lucindo chegou a quarta vitória seguida no UFC 307 e deve se aproximar do Top 5 dos palhas. Já Marina Rodriguez, com o revés, conhece a segunda derrota seguida.

Cesinha domina e conquista grande vitória

Os dois lutadores começaram trocando chutes, mas rapidamente César Almeida passou a se destacar no confronto no UFC 307. O brasileiro, mais plantado no centro do octógono, foi selecionando e aplicando os ataques mais contundentes. Ihor Potieria respondia, mas buscou a luta agarrada no final da parcial para reduzir o volume de jogo do paulista. Já o segundo round começou truncado. Potieria reclamou de três golpes ilegais do brasileiro - dois dedos no olho e um soco na região genital.

Na sequência da segunda parcial, o ucruaniano melhorou no combate e chegou a derrubar com uma single leg. Cesinha reagiu bem, encaixou uma guilhotina, mas não finalizou. O brasileiro ainda castigou o adversário no ground and pound até o fim do assalto. Já no terceiro e decisivo round, o confronto seguiu semelhante. O paulista mais inteiro e conectando os golpes mais contundentes, enquanto Ilor, cansado, buscava combinações de ataque e a luta agarrada. No fim, por decisão unânime, César Almeida ficou com a vitória no UFC 307 e volta a vencer após perder para Roman Kopylov em junho deste ano. Já Potieria conhece o quarto revés em cinco lutas no Ultimate e começa a ficar em situação delicada na companhia.

CONFIRA OS RESULTADOS:

UFC 307
Salt Lake City, nos Estados Unidos
Sábado, 5 de outubro de 2024

Card principal
Alex Poatan derrotou Khalil Rountree por nocaute técnico no 4R
Julianna Peña derrotou Raquel Pennington por decisão unânime dos jurados
Mario Bautista derrotou José Aldo por decisão dividida dos jurados
Roman Dolidze derrotou Kevin Holland por nocaute técnico (interrupção médica) no 1R
Kayla Harrison derrotou Ketlen Vieira por decisão unânime dos jurados

Card preliminar
Joaquin Buckley derrotou Stephen Thompson por nocaute técnico no 3R
Iasmin Lucindo derrotou Marina Rodriguez por decisão dividida dos jurados
Alexander Hernandez derrotou Austin Hubbard por decisão dividida dos jurados
Cesinha Almeida derrotou Ihor Potieria por decisão unânime dos jurados
Ryan Spann finalizou Ovince Saint Preux com uma guilhotina no 1R
Tecia Pennington derrotou Carla Esparza por decisão unânime dos jurados
Court McGee finalizou Tim Means com um estrangulamento no 1R
Leia mais