Publicado 28/11/2024 15:00 | Atualizado 28/11/2024 18:44
Aos 16 anos, o faixa-azul Ricardo Yoshito já desponta como um dos grandes nomes da nova geração. Somando títulos desde pequeno - e com destaque internacional -, o manauara atualmente treina na Art of Jiu-Jitsu Academy (AOJ), na Califórnia (EUA), liderada pelos lendários irmãos Guilherme e Rafael Mendes.
Porém, antes de chegar em uma das principais equipes do mundo, celeiro de nomes como Diego Pato, Tainan Dalpra, Cole Abate, Mayssa Bastos, Gutemberg Pereira, entre outros, o jovem treinou por cinco anos na White House Jiu-Jitsu School, que recentemente se viu envolvida em uma polêmica por conta da prisão do professor Alcenor Alves.
PublicidadePorém, antes de chegar em uma das principais equipes do mundo, celeiro de nomes como Diego Pato, Tainan Dalpra, Cole Abate, Mayssa Bastos, Gutemberg Pereira, entre outros, o jovem treinou por cinco anos na White House Jiu-Jitsu School, que recentemente se viu envolvida em uma polêmica por conta da prisão do professor Alcenor Alves.
Através das suas redes sociais, Ricardo Yoshito, que chegou a treinar com Alcenor, se pronunciou e pregou solidariedade às vítimas. Além disso, exaltou o trabalho realizado pela White House, que independente do caso, é referência na formação de talentos do Jiu-Jitsu.
"Dos meus 9 aos 14 anos, fui aluno da pessoa que hoje está sendo julgada. Ter convivido neste meio e hoje saber tudo o que aconteceu é algo assustador. É muito triste saber que amigos próximos passaram por esses abusos, e conviver tão perto disso e não perceber ou ter ajudado é algo que me dói muito. Hoje apenas desejo que todas as vítimas que sofreram por esses abusos com o tempo consigam se curar. É um caso muito sério e espero que sirva para que cada vez mais seja denunciado e abolido do nosso esporte. E que a pessoa responsável por esses atos pague pelos seus pecados", escreveu, completando:
"Também quero falar sobre a White House. Fui a primeira criança matriculada e sei o quanto essa academia foi importante pra mim e muitos outros. Não confundam o que está acontecendo com a instituição. Confio 100% no trabalho de todos os professores da academia, que estão dando o seu máximo para superar tudo isto. Só tenho que agradecer ao Diogo Dutra, Ricardo Amaral Filho e Lucas Keniano, que fizeram parte da minha criação no Jiu-Jitsu. Tenho certeza de que eles continuarão sendo referência para as próximas gerações".
Campeão brasileiro, europeu, pan-americano e mundial pela IBJJF, Ricardo Yoshito lançou recentemente, inspirado pela memória de sua avó Ruth Marques Formiga Amaral - que faleceu de leucemia - a campanha “Força de Formiga, Coração de Samurai”, com o objetivo de arrecadar doações de cabelo e conscientizar sobre a luta contra o câncer.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.