Bastante emocionado, Popó disse que confusão com equipe de Wanderlei Silva o deixou envergonhado (Foto: Divulgação/Spaten)
Publicado 08/10/2025 09:45
Acelino Popó Freitas, um dos maiores nomes da história do Boxe brasileiro, anunciou oficialmente sua aposentadoria definitiva dos ringues. O comunicado foi feito na última segunda-feira (6), durante coletiva de imprensa do Fight Music Show 7, evento que teria o tetracampeão mundial enfrentando o ex-BBB Diego Alemão. Com a mão lesionada após a briga generalizada com a equipe de Wanderlei Silva no Spaten Fight Night 2, o baiano de 50 anos confirmou que não voltará mais a lutar profissionalmente.

Visivelmente abalado, Popó afirmou que o episódio recente após sua luta contra Wanderlei Silva no Spaten Fight Night 2 marcou o ponto final de sua carreira.

“Vocês não têm ideia de como foi vergonhoso para mim. Passar pelo o que eu passei naquele ringue, substituir alguém para o evento acontecer, não pelo dinheiro. Não preciso do dinheiro. E passar por aquela humilhação, do cara subir em cima do ringue e me dar tanto soco. Isso para mim foi uma das piores humilhações que eu tive na minha vida como lutador. E esse é um dos motivos de eu parar aqui hoje e falar para Mamá (Brito, organizador do FMS), para Cremilda e para todo o Brasil: a minha vergonha foi tão grande que hoje eu paro de lutar, não quero mais saber de Boxe”, declarou Popó.
Publicidade

Durante o discurso, Acelino Popó Freitas não conteve as lágrimas ao se despedir de vez da nobre arte. O tetracampeão mundial afirmou que seguirá ajudando Mamá Brito na organização e promoção dos eventos do Fight Music Show, mas fora do ringue, priorizando sua saúde e seu legado.

“Foram 35 anos tomando soco na cara. Saco de Boxe tem uma época que a gente tem que trocar, porque recebeu muito soco. Imagine soco na cabeça. Então, eu quero preservar a minha saúde e não parar com o Boxe falando assim um dia: ‘Ali, o Boxe deixou aquele cara maluco’. Tudo na vida tem o começo, o meio e o fim. E hoje chegou o fim de um ciclo. A palavra dada, ela não volta atrás. Então, eu parei aqui hoje. Obrigado”, completou.
 


Apesar do tom solene, o clima esquentou novamente quando Diego Alemão, seu adversário original no card, tomou o microfone destinado à imprensa e voltou a provocar o baiano, desafiando-o publicamente. Popó preferiu não responder e encerrou a coletiva, mantendo a decisão de não retornar aos ringues.

O Fight Music Show 7 está confirmado para o dia 1º de novembro, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. A nova luta principal será entre Davi Brito e Sacha Bali, enquanto o card também contará com o duelo entre Esquiva Falcão e Binho de Jesus, válido pelo cinturão brasileiro meio-pesado regular do Conselho Nacional de Boxe (CNB). Mesmo aposentado, Popó seguirá envolvido na promoção do evento, consolidando sua transição de ídolo dentro dos ringues para embaixador e empresário do Fight Music Show.
Leia mais