Publicado 13/10/2025 07:00 | Atualizado 13/10/2025 15:34
O UFC Rio, realizado neste sábado (11), certamente já é mais uma edição que ficará na história dos eventos do Ultimate já realizados no Brasil. Na luta principal da noite, Charles do Bronx atendeu todas as expectativas e, com uma atuação de gala, finalizou Mateusz Gamrot com um belo mata-leão no segundo round. No co-main event, o ex-campeão peso-mosca Deiveson Figueiredo teve duro desafio contra Montel Jackson, mas superou o norte-americano na decisão dividida.
PublicidadeCharles do Bronx leva o público ao delírio na luta principal
Na luta principal do UFC Rio, Charles do Bronx e Mateusz Gamrot iniciaram o duelo no solo. Mesmo por baixo, o brasileiro adotou uma postura ofensiva e chegou a buscar algumas finalizações, como o triângulo e a chave de braço. Na sequência, Charles conseguiu ficar por cima e, ao fazer a transição para as costas, tentou finalizar no mata-leão. O segundo round foi baseado na trocação nos primeiros minutos. Com o estilo ofensivo de sempre, Do Bronx pressionou Gamrot contra a grade e conseguiu a queda. Com a posição estabilizada, Charles fez nova transição para as costas e, dessa vez, encaixou o mata-leão sem brechas, forçando os três tapinhas de Mateusz Gamrot.
Logo após a finalização, o brasileiro - à lá José Aldo - pulou a grade e foi comemorar com o público, em mais um momento que ficará marcado na história das edições do Ultimate no Rio de Janeiro. Com a grande vitória no UFC Rio, Charles do Bronx se recupera da derrota sofrida para Ilia Topuria em disputa de cinturão e volta a entrar em posição de destaque na divisão peso-leve.
Deiveson Figueiredo leva a melhor sobre Montel Jackson
No co-main event do UFC Rio, Deiveson Figueiredo teve Montel Jackson pela frente e se mostrou superior no primeiro round, com um bom período por cima no ground and pound e também apresentando um volume maior de golpes em relação ao adversário. No segundo assalto, o paraense manteve sua boa estratégia e continuou golpeando Jackson, tanto na trocação quanto no solo, abrindo dois pontos sobre Montel no combate. No último e derradeiro assalto, já sabendo da sua vantagem, o ex-campeão peso-mosca adotou uma postura mais cadenciada e suportou a pressão do norte-americano. No fim, Deiveson saiu com a vitória na decisão dividida e se recuperou das duas derrotas sofridas nas lutas anteriores.

Atleta com larga experiência no plantel do Ultimate, Vicente Luque entrou em ação no card principal do UFC Rio encarando a dura missão de enfrentar Joel Alvarez. O brasileiro sofreu com os golpes aplicados pelo espanhol na curta distância e também no ground and pound. No fim, após três rounds disputados, Alvarez saiu com a vitória na decisão unânime dos jurados e emplacou sua quarta vitória consecutiva no Ultimate. Vicente Luque, por sua vez, amargou sua terceira derrota nos últimos quatro duelos.
Em confronto aguardado na divisão peso-pesado, Jhonata Diniz não foi páreo ao invicto Mario Pinto. O português, com uma estratégia bem traçada, castigou o brasileiro com golpes no ground and pound e, com amplo domínio, nocauteou Jhonata no segundo assalto. Na luta que deu início ao card principal do UFC Rio, Ricardo Carcacinha acabou sendo finalizado pelo australiano Kaan Ofli com um mata-leão ainda no round inicial. Com o resultado, o paulista ficou em situação de risco dentro do Ultimate, agora com quatro derrotas nas últimas cinco lutas.
Card preliminar tem show brasileiro com finalizações e nocautes
O primeiro brasileiro a ser derrotado no card do UFC Rio foi Lucas Almeida, na última luta do card preliminar. Enfrentando Michael Aswell, o paulista mal teve tempo de mostrar suas credenciais e foi nocauteado pelo norte-americano no primeiro round, após uma sequência de golpes de Aswell.
Em outros dois combates do card preliminar do UFC Rio, mais duas vitórias brasileiras. No peso-mosca, Jafel Filho não deu chances a Clayton Carpenter e finalizou o oponente com uma bela kimura ainda no primeiro round. No confronto anterior, o peso-pesado Vitor Petrino teve um pouco mais de trabalho, mas nocauteou Thomas Petersen de forma espetacular no terceiro e último assalto.
Em sua primeira luta na maior organização de MMA do mundo, Bia Mesquita deu um verdadeiro show no UFC Rio. Enfrentando Irina Alekseeva, a multicampeã mundial de Jiu-Jitsu não deu chances à russa e, com um grande controle no solo, conseguiu finalizar a adversária com um belo mata-leão no segundo round. Com o resultado, Bia Mesquita segue invicta no MMA, agora com seis vitórias.
Na divisão peso-mosca, o amazonense Lucas Rocha teve um desempenho de alto nível na trocação e, após três rounds disputados, superou Stewart Nicoll por decisão unânime dos jurados, em sua primeira vitória no UFC em duas lutas. No primeiro duelo feminino da noite, Julia Polastri deu show. Enfrentando Karolina Kowalkiewicz, a brasileira foi precisa na luta em pé e nocauteou a polonesa no terceiro assalto, conquistando seu segundo triunfo na organização. Na luta de abertura do UFC Rio, entre os brasileiros Luan Lacerda e Saimon Oliveira, quem levou a melhor foi Luan, que finalizou Saimon com um armlock no segundo round e se recuperou no Ultimate, onde vinha de duas derrotas.
RESULTADOS COMPLETOS:
UFC Rio
Farmasi Arena, no Rio de Janeiro (RJ)
Sábado, 11 de outubro de 2025
Card principal
Charles do Bronx finalizou Mateusz Gamrot com um mata-leão no 2R
Deiveson Figueiredo derrotou Montel Jackson por decisão dividida dos jurados
Joel Álvarez derrotou Vicente Luque por decisão unânime dos jurados
Mario Pinto derrotou Jhonata Diniz por nocaute técnico no 2R
Kaan Ofli finalizou Ricardo Carcacinha com um mata-leão no 1R
Michael Aswell Jr. derrotou Lucas Almeida por nocaute técnico no 1R
Card preliminar
Jafel Filho finalizou Clayton Carpenter com uma kimura no 1R
Vitor Petrino derrotou Thomas Petersen por nocaute no 3R
Bia Mesquita finalizou Irina Alekseeva com um mata-leão no 2R
Lucas Rocha derrotou Stewart Nicoll por decisão unânime dos jurados
Julia Polastri derrotou Karolina Kowalkiewicz por nocaute técnico no 3R
Luan Lacerda finalizou Saimon Oliveira com um armlock no 2R
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.