Apesar da punição, a Rússia teve o direito de enviar 16 atletas aos JogosAlexander Nemenov/AFP
Publicado 26/07/2024 18:57
A Rússia está banida da Olimpíada de Paris pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). O motivo é o envolvimento de Moscou com a guerra da Ucrânia, punição que também foi estendida a Belarus. Os esportistas dos dois países não participaram da cerimônia de abertura dos Jogos, realizada nesta sexta-feira (26).
Publicidade
Apesar disso, 16 atletas individuais russos e 17 bielorrussos receberam o direito de participar do evento. Eles foram escolhidos por critérios determinados junto a federações internacionais e organizadores das Olimpíadas. Esportistas que apoiaram ativamente a Rússia na guerra ou são contratados por agências de segurança nacional dos países não foram elegíveis.
Os membros das comissões competirão sem a exibição das bandeiras. Os hinos nacionais não serão reproduzidos, caso algum deles conquiste uma medalha.
A Rússia já não tinha participado das Olimpíadas de 2020 por causa de um escândalo deflagrado em 2019, relacionado a falsificações de testagens de doping. O episódio gerou uma punição de quatro anos ao país.
Leia mais