Uma das favoritas à medalha, Rafaela Silva perdeu disputa pelo bronze no judô e ficou inconsolávelAFP
Publicado 29/07/2024 12:50
Rio - A judoca Rafaela Silva bate na trave e fica sem a medalha de bronze na categoria até 57 kg do judô nos Jogos de Paris. A brasileira foi derrotada pela japonesa Haruka Funakumo, nesta segunda-feira (29), na Arena Campo de Marte Tatame 1, após sofrer duas punições e ser desqualificada da luta, já no Golden Score.
Publicidade
Com isso, a campeã olímpica nos Jogos do Rio se despediu de Paris sem nenhuma medalha. Na semifinal, a brasileira, de 32 anos, havia sido derrotada pela sul-coreana Huh Mi-mi também no golden score.

De fora dos Jogos de Tóquio, após ter testado positivo no antidoping, Rafael Silva começou arrasadora nas duas primeiras lutas em Paris. Ela estreou derrotando Maysa Pardayeva, do Turcomenistão, em uma finalização por ippon.

Depois, Rafaela superou a georgiana Eteri Liparteliani com dois Waza-ari. Com a derrota da judoca, o Brasil encerra o dia no judô sem medalhas. Na sua estreia, Daniel Cargnin perdeu para Akil Gjakova, de Kosovo após sofrer dois Waza-ari, na primeira rodada, e foi eliminado. 
A luta pelo bronze
Rafaela entrou no tatame concentrada e focada para buscar a medalha de bronze. Desde o início da luta ela buscou atacar a oponente para conseguir uma finalização. Com 1min19s de combate, a brasileira sofreu seu primeiro shido (punição). Na sequência, a japonesa também foi advertida, aos 2min4s, por falta de combatividade.
Como nenhuma das judocas conseguirem aplicar um golpe efetivo no tempo normal, a luta foi para o Golden Score. Logo nos primeiros minutos, Rafaela levou sua segunda punição, também por falta de combatividade. Pendurada, a brasileira ficou pressionada mas seguiu buscando finalizar sua adversária.
Em uma tentativa de derrubada, Rafaela quase sofreu uma chave de braço, mas conseguiu se defender. Agressiva, a judoca brasileira seguia buscando a pegada na manga da japonesa, que se protegia e aplicava contragolpes. Devido a uma esquiva irregular, Funakumo levou mais um shido, aos 4min26s.
Com as duas atletas penduradas, a próxima punição poderia decidir o confronto. Depois de 9 minutos de luta, Funakumo atacou Rafaela e projetou seu corpo ao tatame. A brasileira tentou se defender com a cabeça, em um movimento proibido.
Após revisão de vídeo, a técnica ilegal foi confirmada e a judoca acabou sendo derrotada por desqualificação direta por hansoku-make.
Leia mais