Desclassificação do conjunto formado pelo cavaleiro Pedro Veniss e o cavalo Nimrod de Muze tirou o Brasil da disputaLuis Ruas/CBH
Publicado 01/08/2024 09:42 | Atualizado 01/08/2024 10:32
O Brasil está eliminado da disputa de salto por equipes no hipismo da Olimpíada de Paris. Uma das esperanças de medalha, o time brasileiro viu o cavaleiro Pedro Veniss ser desclassificado por causa de uma ferida no cavalo Nimrod de Muze.
Publicidade
A decisão foi tomada em vistoria de praxe feita no conjunto após fazerem o circuito no Palácio de Versalhes. A veterinária identificou um pequeno corte no corpo do animal. Além disso, havia vestígio de sangue nas esporas utilizadas pelo cavaleiro.
Por mais que o corte tenha sido mínimo, as competições de hipismo prezam antes de tudo a saúde dos cavalos e proíbem qualquer tipo de machucado, o que leva à desclassificação do cavaleiro.
A decisão demorou a ser tomada e o Time Brasil chegou a recorrer, mas teve negado o pedido. Pedro Veniss foi o primeiro dos três brasileiros a fazer o circuito e teve bom desempenho, sem cometer faltas e com o tempo de 77s14.
O segundo cavaleiro, Stephan Barcha já havia feito sua volta, com apenas um erro. E Rodrigo Pessoa ainda participaria da competição, mas nem entrou, já que a classificação por equipes considera a nota dos três cavaleiros.
Leia mais