Kevin Durant, LeBron James e Anthony Edwards, da seleção de basquete dos EUASameer Al-Doumy / AFP
Publicado 04/08/2024 05:00 | Atualizado 04/08/2024 05:33
Paris - O Brasil vai reencontrar os Estados Unidos no mata-mata do basquete masculino nas Olimpíadas. A seleção brasileira encara o novo "Dream Team" norte-americano na próxima terça-feira (6), às 16h30 (de Brasília), por uma vaga na semifinal dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Será o décimo confronto olímpico entre os países na modalidade.
Publicidade
Na história dos Jogos Olímpicos, os Estados Unidos leva ampla vantagem no retrospecto contra o Brasil. Em dez confrontos, são nove vitórias dos americanos, sendo duas delas após a Federação Internacional de Basquete (Fiba) liberar a participação dos atletas da NBA, a liga norte-americana de basquete, nas Olimpíadas.
Nos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992, o Brasil de Oscar Schmidht, Marcel e cia, encarou o esquadrão dos Estados Unidos formado por Michael Jordan, Magic Johnson, Larry Bird, entre outras lendas do basquete, na primeira fase, e foi atropelado por 127 a 83. Já em Atlanta 1996, os americanos venceram por 98 a 75, na despedida do Mão Santa.
O Brasil avançou de fase como o pior dos classificados. A seleção brasileira venceu apenas uma partida na fase de grupos, contra o Japão, e foi derrotada por França e Alemanha. O time comandado por Petrovic assegurou a vaga graças a uma combinação de resultados, que determinaram o confronto contra os Estados Unidos, invictos na competição.
Leia mais