Caetano Marcelino é formado em Gestão Esportiva e pós-graduado em Gestão de NegóciosFoto: Daniel Ramalho/Vasco
Publicado 10/04/2023 12:56
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Rio - O projeto de recuperação e valorização do Vasco com a SAF, que teve 70% de seus direitos comprados pela empresa norte-americana 777 Partners, chamou a atenção de Caetano Marcelino. O atual diretor comercial do Cruz-Maltino deixou o Flamengo em outubro de 2022 e aceitou o desafio de organizar clube vascaíno dentro do escritório.
Com o objetivo de maximizar as oportunidades de geração de receita, Caetano começou a organizar os processos do Vasco como uma primeira necessidade. O diretor comercial da SAF vascaína é formado em Gestão Esportiva pela UniverCidade, pós-graduado em Gestão de Negócios pelo Ibmec, e tem vários cursos na área de marketing e negócios do esporte. Além disso, ele teve experiências fora do Brasil até 2005, quando se tornou produtor de eventos na CBV (Confederação Brasileira de Voleibol).
"Estamos trocando o pneu com o carro andando",  resumiu Caetano ao "ge", que também está otimista com o projeto: "Sabemos que a partir do momento que o escritório funcionar bem, para fora tudo vai funcionar, e acho que vamos entregar esses acordos em pouco tempo", confia ele.
Caetano lidera uma equipe com cerca de 25 pessoas, que tem rotineiramente reuniões com a 777 Partners e com os diretores dos outros clubes que pertencem à empresa. Na troca entre os representantes, o Vasco é referência na gestão de mídias sociais e no engajamento. "Eles acham isso aqui uma loucura, a paixão do torcedor é visceral. Eles têm a certeza que a marca pode crescer muito mais", afirmou.
A principal mudança de chave do Vasco com a SAF foi entender que os resultados do departamento comercial dependem muito do futebol. Com isso, o investimento de quase R$ 110 milhões no elenco e a perspectiva de um time competitivo a partir da temporada 2023 já geraram retornos positivos no mercado. A renovação do patrocínio master com a Pixbet por um valor acima da média foi o primeiro deles.
"Foi muito muito muito bom. Já foi o mercado entendendo que a marca Vasco da Gama seria melhor gerida com o investimento que teria", pontuou Caetano, que também comentou sobre a melhoria das ações de marketing e de relacionamento com o torcedor e patrocinadores: "Estamos dedicamos mais gente para a operação. O torcedor vai ter a percepção que o serviço está cada vez melhor. Vamos trocar a operação de bares, trocamos a tiqueteira, o nosso sócio-torcedor vai melhorar muito", garantiu e concluiu. 
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