Vasco lançou uma camisa comemorativa para os 80 anosDivulgação/ Vasco
Publicado 11/11/2025 16:34
Rio- O Club de Regatas Vasco da Gama celebrou nesta terça-feira (11), os 80 anos de uma conquista do gramado e das águas, no ano de 1945. Um dos anos mais marcantes, o Cruz-Maltino foi campeão do Campeonato Carioca de Futebol sem nenhuma derrota e Campeonato Carioca de Remo, vencendo todas as regatas.

Leia mais: Vasco tenta juntar os cacos para encerrar fase ruim na reta final da temporada
Publicidade
Essa conquista nunca havia sido realizada anteriormente por um rival. Nos gramados, terminou com 13 vitórias e cinco empates, marcando 58 gols. O título foi em um resultado que garantiu a invencibilidade, na goleada por 4 a 0 em cima do Madureira, um resultado que garantiu a invencibilidade histórica.

Leia mais: Vasco encaminha acordo para mandar jogos no Nilton Santos a partir de 2026
O ano histórico se transformou em música e inspirou até o carnaval carioca en 1998, se tornando samba-enredo da Unidos da Tijuca.

“Vamos vibrar, meu povão (é gol, é gol)
A rede vai balançar, vai balançar
Sou Vasco da Gama, meu bem
Campeão de Terra e Mar.
Desde então, a canção se eternizou na voz da torcida cruz-maltina, ecoando até hoje nos estádios como símbolo de amor, tradição e glória vascaína”. 
Em outubro, o Vasco lançou uma camisa comemorativa para comemorar os 80 anos da conquista 'de Terra e Mar'. O uniforme principal é marrom, enquanto o de goleiro é azul-claro. A nova coleção foi estreou na sobre o Fluminense, pelo jogo de segundo turno do Brasileirão.
 
Leia mais