Por REVISTA MENU

por Esther Morel

Importante símbolo nacional na gastronomia, a cachaça tem seu próprio dia desde 2009, quando o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) instituiu a comemoração, sempre em 13 de setembro.

A escolha se baseou no dia em que a bebida passou a ser liberada para fabricação e venda no Brasil, no ano de 1661, após uma revolta popular (Revolta da Cachaça) contra as proibições da coroa portuguesa. O objetivo dos colonizadores era de difundir a bagaceira, uma aguardente típica do país.

Apesar do projeto de lei para tornar a data oficial ainda estar tramitando no Senado, o diretor executivo do Ibrac, Carlos Lima, acredita que os bons resultados já estão aparecendo.

Carlos Lima, diretor executivo do Instituto Brasileiro da Cachaça, o Ibrac (Foto: Divulgação)

“No primeiro ano ninguém falava do Dia Nacional da Cachaça. De repente, de uma hora para a outra houve um boom de eventos e iniciativas em função do dia 13 de setembro. A data cumpriu com a sua missão de valorizar o destilado verde-e-amarelo”, comenta Carlos.

Em todo o setor gastronômico é possível ver essa intenção de trabalhar para a difusão da bebida. Já se fala em dia, semana e até mesmo mês da cachaça. Barmen como Laércio Zulu, acabaram se especializando no destilado por sentirem que o mercado estava precisando.

“No começo eu era fazedor e também criador. Eu criava drinques, tinha uma paixão por isso. E são fases. Chega uma hora que você vai entendendo a identidade do bartender. No quarto ou quinto ano trabalhando eu pensei: ‘Ok, me encontrei’. Eu sabia que queria continuar no bar, mas ainda faltava a minha marca, saber quem eu queria ser na ‘fila do pão de queijo'”, relata Zulu. “Eu já tinhas muitas referências, como Sylas Rocha e Spencer Amereno, e tentei seguir pela coquetelaria norte-americana. Mas foi conversando com amigos que eles me despertaram: ‘Você não é norte-americano, não tem nada a ver com isso. Você é o cara da cachaça!’. E foi aí que a ficha caiu.”

Laércio Zulu fala sobre o Dia da Cachaça, comemorado em 13 de setembro (Foto: Divulgação)

Ainda lutando contra um olhar preconceituoso dos próprios brasileiros, a cachaça está ligada a questões raciais e econômicas no País, visto que sua produção e seu consumo estão relacionados às senzalas e ao sistema colonial escravista. “No fim das contas, é a história do Brasil que você precisa ler para entender a cachaça como cultura”, frisa Zulu.

Outro grande desafio para o reconhecimento da cachaça é na área de exportações. Mercados como a Nova Zelândia e os Estados Unidos ainda se referem e comercializam o produto como uma variedade de rum, apesar das claras distinções no processo de destilação das bebidas e também dos acordos e tratados internacionais firmados pelos governos, de modo a proteger a identidade da cachaça.

“Por ser uma data nacional, não temos muita repercussão lá fora, mas a gente observa que algumas embaixadas já vêm fazendo ações festivas do dia 13 de setembro. Ou até próximo do dia. E aí a gente tem uma feliz coincidência: temos duas datas em setembro, o dia 7 e o dia 13. A gente percebe que algumas embaixadas fazem comemorações do Dia do Brasil, em alguma data intermediária ou em um dos dias, também com a cachaça”, explica Carlos Lima.

Enquanto o Ibrac luta pela correta nomenclatura da cachaça, outro ponto de vista é que o “rum brasileiro” pode ser uma porta de entrada para quem quer conhecer a bebida: “E, depois que conhecer, a pessoa vai perceber que é totalmente diferente”, pontua Laércio Zulu.

Independentemente do nome ou da data de comemoração, o importante é reconhecer que a cachaça vai muito além das garrafas do supermercado. Há todo um novo mercado de pequenos produtores – e até grande -, criando e lançando ainda mais rótulos que fazem jus à grandeza do destilado tupiniquim.

Sour da Terrinha, por Laércio Zulu (Foto: Divulgação)

E como aqui na Menu tudo é motivo para comemorar comendo e bebendo bem, separamos uma lista de receitas para quem quer testar em casa toda a versatilidade da cachaça. São entradas, pratos principais, sobremesas e, claro, muitas opções de drinques para curtir o fim de semana. Aproveite!

Cinco receitas de pratos com cachaça
Cinco drinques fáceis com cachaça
Cinco drinques com cachaça envelhecida
Cinco drinques criativos com cachaça

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias