Publicado 15/03/2023 19:36
Guapimirim – O município de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, sediou o 1º Encontro de Fortalecimento da Rede Baixada 2023 na tarde desta quarta-feira (15/3). Durante o evento, o público discutiu temas como estupro e violência obstétrica.
O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro e pelo Centro Integrado de Atendimento à Mulher da Baixada Fluminense (Ciam Baixada) em parceria com a Prefeitura de Guapimirim.
O encontro ocorre por conta do mês que se celebra o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.
Guapimirim é um dos municípios que integra a área de abrangência das políticas públicas desenvolvidas pelo Ciam Baixada em prol das mulheres.
Pela prefeitura de Guapimirim, entre os participantes estavam: a prefeita de Guapimirim, Marina Rocha (PMB-RJ); o vice-prefeito Natalício da Farmácia – também secretário Municipal de Saúde –; a secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Telma Vivas; a diretora de Proteção Especial , Munique Pires; a coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, Márcia Aparecida; e a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Janaína.
“(...) É sempre válido discutir e buscar soluções para extinguir a violência contra mulher. Acredito que através do diálogo e de ações é possível criar uma sociedade mais justa e segura para todas nós”, escreveu Marina Rocha nas redes sociais.
Marina Rocha é a primeira mulher a assumir a Prefeitura de Guapimirim ao longo desses 32 anos de emancipação municipal.
Também estiveram presentes: a procuradora de Justiça Carla Rodrigues Araújo; a ex-presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro (Cedim-RJ) Edna Calheiros, a enfermeira e ex-secretária Geral do Cedim-RJ Fátima Cidade, o deputado estadual pelo Rio de Janeiro Júlio Rocha (Agir-RJ) e o delegado da 67ª DP (Guapimirim), Antonio Silvino Teixeira.
Desde o segundo semestre de 2022, o Cedim-RJ tem incentivado discussões públicas acerca de crimes de violências contra a mulher, entre eles o de violência obstétrica, com rodas de conversa e com foco na sugestão para que seja criada em cada município fluminense uma frente parlamentar de enfrentamento à violência obstétrica.
A presença do delegado Antonio Silvino Teixeira no evento tem um motivo importante: sob seu comando, a 67ª DP (Guapimirim) tem uma forte atuação no combate a delitos de violações e de violências contra as mulheres. Inclusive, durante sua gestão, ele criou as Meninas Superpoderosas, grupo de policiais civis femininas que atuam na prisão de agressores de mulheres.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.