Imagem ilustrativa de raiosSethink - Pixabay - Creative Commons
Publicado 03/04/2023 05:09 | Atualizado 03/04/2023 05:50
Publicidade
Guapimirim – Ao menos 326 raios-nuvem – que chegam ao solo – atingiram o município de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, na última quinta-feira (30/3). O monitoramento foi feito pelo Climatempo a serviço da Enel.
A última quinta-feira (30) foi marcada por fortes temporais em vários municípios fluminenses. Em Guapimirim, começou entre o período da manhã e da tarde. No decorrer do dia, as chuvas chegaram a Magé, Duque de Caxias e ao Rio de Janeiro.
Em Guapimirim, apesar das fortes chuvas, não foram registrados casos graves de resgate de moradores nem inundações em domicílios. Há mais de um ano, a prefeitura tem adotado medidas preventivas para evitar que esse tipo de situação aconteça, tais como a Operação Entulho Zero, que recolhe lixos e entulhos em diferentes bairros, além do alerta de sirenes.
A Defesa Civil Municipal de Guapimirim orienta que as pessoas não fiquem embaixo de árvores e evitem sair de casa quando houver possibilidade de temporais. Em caso de emergência, é possível acionar o órgão pelo telefone (21) 97264-6811.
A Enel recomenda que durante os temporais as pessoas evitem conectar às tomadas celulares, ferro de passar, secador de cabelos e outros materiais elétricos, devido ao risco de descargas elétricas. Também é preciso evitar locais abertos como campos, piscinas, praias, lagos, árvores isoladas, postes e locais elevados.
Temporal atinge outros municípios
Bairros cariocas como Vila da Penha, Vila Isabel, entre outros, ficaram completamente alagados devido às fortes chuvas de vento registradas na noite do último dia 30 de março. O município ficou em estágio de atenção. Dois homens tinham caído num valão próximo ao Maracanã, o Rio Joana, sendo que um deles conseguiu ser resgatado e outro o corpo foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na manhã desse domingo (2/4). A vítima se chamava Tancredo Augusto de Oliveira Silva, de 38 anos.
Outros municípios operados pela referida concessionária de energia elétrica contabilizaram números elevados de descargas atmosféricas por raios. Em Duque de Caxias, foram 1.472; Resende, 943; Cachoeiras de Macacu, 316; e Paraty, 241.
Em Duque de Caxias, um homem de 21 anos, identificado como Françoise Edgar Felipe Carvalho, morreu durante o temporal da última quinta-feira (30), após receber uma descarga elétrica ao passar por um poste e cair numa rua alagada. Ele se afogou. A vítima era funcionário da concessionária Águas do Rio e tinha acabado de encerrar o expediente.
Publicidade
Leia mais