Imagem ilustrativa de profissional de saúde e pacientes usando máscaraDrazen Zigic - Freepik - Creative Commons
Publicado 04/04/2023 21:43
Publicidade
Guapimirim – O uso de máscaras voltou a ser recomendado dentro dos serviços públicos e privados de saúde todo o Brasil em casos específicos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou uma nota técnica de 2020 sobre o tema no último dia 31 de março e deu publicidade ontem (3/4). Esse é mais um capítulo no enfrentamento ao coronavírus (Sars-Cov-2)).
No Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo, as medidas valem para as redes federal, estaduais e municipais, incluindo Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Veja em quais situações é preciso usar máscara:
1) Por profissionais de saúde que fazem a triagem e o atendimento a pacientes suspeitos e/ou confirmados com coronavírus.
2) Por profissionais de saúde, visitantes e acompanhantes de pacientes que estejam internados. Nessas situações, a utilização de máscara é obrigatória nos quartos, enfermarias, corredores das áreas de internação, unidades de urgência e de emergência, além do centro de terapia intensiva (CTI), independentemente do tipo de enfermidade dos pacientes.
3) Em situações em que o uso de máscara for recomendado como equipamento de proteção individual (EPI) em qualquer área ou cômodo de um estabelecimento de saúde público ou privado.
4) Por pacientes com doenças respiratórias e/ou com casos suspeitos ou confirmados de covid19. E isso vale também para seus acompanhantes.
5) Por pacientes, visitantes e acompanhantes que tiveram contato com casos confirmados de covid-19 nos últimos 10 dias.
As medidas vêm no momento que o Ministério da Saúde promove a campanha nacional de imunização contra o coronavírus com dose de vacina bivalente – contém as cepas original e a Ômicron.
Desde o surgimento do primeiro registro de covid-19 no país, em fevereiro de 2020, até esta terça-feira (4), já foram contabilizados 700.556 óbitos e 37.319.254 casos confirmados.
Publicidade
Leia mais