O imunizante contra a gripe utilizado no Brasil é produzido pelo Instituto ButantanEquipe de Comunicação do Butantan
Publicado 10/04/2023 09:45
Publicidade
Guapimirim – A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa hoje (10/4) em todo o país, inclusive em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O prazo vai até o próximo dia 31 de maio. A meta é imunizar quase 81,8 milhões de pessoas, o que representa 90% das populações-alvo, divulgou o Ministério da Saúde.
Poderão se imunizar contra a influenza as seguintes populações-alvo:
* Crianças de 6 meses a 5 anos de idade.
* Gestantes e puérperas.
* Povos indígenas.
* Trabalhadores da saúde.
* Idosos com 60 anos ou mais.
* Professores das escolas públicas e privadas.
* Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
* Pessoas com deficiência permanente.
* Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, além de trabalhadores portuários.
* Profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas.
* Funcionários do sistema prisional.
* Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
* População carcerária.
Mais informações
As mulheres grávidas poderão se vacinar em qualquer época da gestão. No caso das puérperas, a vacinação é destinada às mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias.
Entre os exemplos de pacientes com enfermidades crônicas, vale citar: asma, hipertensão arterial, diabetes, doença crônica renal, cirrose hepática, doenças neurológicas, pacientes que receberam algum tipo de transplante de órgãos sólidos ou de medula óssea.
O imunizante, produzido pelo Instituto Butantan, é trivalente e contém três variantes do vírus: H1N1, H3N2 e B/Victoria. Essas são as cepas em circulação no Hemisfério Sul.
No caso de trabalhadores das categorias acima citadas, será preciso comprovar que atuam na função incluída como grupo prioritário.
A vacina contra a influenza foi incorporada ao Plano Nacional de Imunização (PNI) em 1999. De 2009 – ano que registrou uma pandemia de gripe pelo mundo – em diante, a vacinação se intensificou para ajudar a evitar internações e óbitos.
A imunização contra a gripe se torna especialmente importante, tendo em vista que o Brasil ainda registra mortes por coronavírus (Sars-CoV-2) desde o surgimento do primeiro caso país em 2020.
Recomenda-se que pacientes alérgicos a ovo consultem um profissional de saúde antes de se imunizar, devido à possibilidade de reações adversas.
Publicidade
Leia mais