Publicado 23/05/2023 15:58
Guapimirim – Médicos em todo o Brasil poderão se inscrever para o programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, entre os próximos dias 26 e 31 de maio. O edital de chamamento, de número 5, para a categoria foi publicado no Diário Oficial da União dessa segunda-feira (22/5).
Ao todo, são 5.970 vagas para 1.994 municípios brasileiros. Haverá contratação também para Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, por meio do referido programa federal.
O edital prevê, na seguinte ordem, a contratação dos profissionais, com prioridade nos graduados em território brasileiro:
* Perfil 1: médicos formados em instituições de ensino superior brasileiras ou com diploma revalidado no país, com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).
* Perfil 2: médicos brasileiros com habilitação para o exercício da medicina no exterior.
* Perfil 3: médicos estrangeiros com habilitação para o exercício da medicina no exterior.
Para critérios de classificação e/ou desempate na disputa das vagas, serão levados em consideração critérios, sendo alguns deles: residência médica, com direito a 50 pontos; cursos de capacitação profissional do Sistema UNA-SUS com carga horária acima de 40 horas, 20 pontos; experiência mínima de três anos em edição anterior do programa Mais Médicos, mais 20 pontos.
Para ver o edital de chamamento de médicos, clique aqui.
Para acessar o portal Mais Médicos, clique aqui.
Para se inscrever no programa, clique aqui.
Adesão dos municípios
No mês passado, o Ministério da Saúde divulgou em diário oficial um chamamento para que 2.074 cidades brasileiras, consideradas aptos nessa primeira etapa de 2023, aderissem ao programa. A meta era abrir até 6.252 vagas.
No entanto, e ao que parece, 80 prefeituras não aderiram ao novo edital. Além disso, foram 282 vagas a menos que o previsto.
No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, foram destinados um total de 261 vagas para 41 cidades, sendo que o total de vagas liberadas após chamamento de prefeituras foi para 253 vagas, ou seja, oito a menos. Das duas uma: ou nem todas as prefeituras aderiram ou algumas não requisitaram o limite de vagas ofertado.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.