A inscrição deverá ser feita por meio da plataforma Gov.BRMarcello Casal Jr. - Agência Brasil
Publicado 05/06/2023 19:11
Publicidade
Guapimirim – Estudantes de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e de outras partes do Brasil que pretendem fazer a edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ficar atentos ao prazo. As inscrições começaram nesta segunda-feira (5/6) e vão até as 23h59 – do horário do Brasília – do próximo dia 16 de junho. A data-limite é a mesma tanto para os candidatos que obtiveram isenção quanto para os pagantes.
Os candidatos que conseguiram isenção da taxa precisam ter em mente que o simples fato de terem logrado o benefício não significa inscrição automática. O pedido de gratuidade é apenas uma das etapas do referido exame.
A taxa de inscrição é de R$ 85, o mesmo valor da edição de 2022, e poderá ser paga por boleto bancário, pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança –, a depender do banco – segundo o Ministério da Educação (MEC).
Candidatos que precisarem de atendimento especializado – pessoas com deficiência, por exemplo – e tratamento por nome social terão até o dia 16 deste mês para fazer o requerimento. No ato de inscrição, é preciso informar o nome e a data de nascimento conforme consta na Receita Federal. Quem optar pelo uso do nome social e o tiver cadastrado nesse órgão tributário não precisará enviar nenhum tipo de documentação complementar.
A inscrição deverá ser feita por meio da plataforma Gov.BR, utilizando o CPF e a senha já cadastrada. É a mesma senha utilizada em outros serviços do governo federal, tais como Conecte SUS, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Receita Federal etc.
As provas do Enem 2023 serão realizadas em dois domingos seguidos, nos dias 5 e 12 de novembro próximos.
Para a população privada de liberdade, os exames ocorrerão nos dias 12 e 13 de dezembro deste ano.
A divulgação do resultado das provas está prevista para o dia 16 de janeiro de 2024, segundo o MEC.
Para acessar a página de participante do Enem, clique aqui.
Publicidade
Leia mais