Publicado 12/06/2023 07:57
Guapimirim – A semana do meio ambiente no Parque Estadual dos Três Picos (PETP), no estado do Rio de Janeiro, foi celebrada, entre os últimos dias 5 e 8 de junho, com atividades para crianças e adolescentes, todos estudantes de municípios do entorno. O calendário de eventos coincide com as comemorações do aniversário de 21 anos dessa unidade de preservação ambiental completados no último dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.
No Núcleo Paraíso, em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, por exemplo, alunos da rede municipal de ensino participaram da Caravana da Ciência e puderam, se divertiram e aprenderam sobre educação ambiental.
No último dia 5 de junho, teve bolo e bolas para celebrar o aniversário do Parque Estadual dos Três Picos (PETP).
Nos núcleos Jequitibá, em Cachoeiras de Macacu, e Vale da Revolta, em Teresópolis, estudantes foram incentivados a plantar mudas de árvores nativas da região, aprendendo na prática sobre a importância de cuidar da natureza.
No Núcleo Jequitibá, os estudantes com agendamento prévio fizeram uma trilha e puderam contemplar uma árvore de Jequitibá de mais de mil anos.
“Foi uma semana exaustiva, porém gratificante. Trabalhamos em conjunto com escolas e a sociedade civil organizada para levar educação ambiental de qualidade. Em busca do pertencimento, vamos criar futuros apaixonados pelo meio ambiente. Quero agradecer ao vice-governador e secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, por dar suporte e incentivar ações como essa nas unidade de conservação estaduais do Rio de Janeiro”, comentou o gestor do PEPT, Alexandre Donato de Sá.
Também houve atividades voltadas para o público geral, como plantio de árvores e orientações sobre práticas sustentáveis e de preservação da natureza, na quarta e na quinta-feira, 7 e 8 de junho, respectivamente.
O PETP abrange cinco municípios fluminenses: Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Nova Friburgo, Silva Jardim e Teresópolis.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.