Publicado 12/06/2023 15:12
Guapimirim – O município de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, terá cinco médicos atuando pelo programa Mais Médicos, do governo federal. O resultado preliminar foi divulgado pelo Ministério da Saúde, na última sexta-feira (9/6), com base nas opções de cidades feitas pelos profissionais.
Dos cinco profissionais, quatro são mulheres e oriundas de Teresópolis, município vizinho localizado na Região Serrana, e um homem da cidade do Rio de Janeiro. Todos colocaram Guapimirim como primeira opção de trabalho.
Ao todo, 28 profissionais de várias regiões do país se inscreveram para atuar em Guapimirim como primeira ou segunda opção, sendo que só havia cinco vagas disponíveis.
A previsão é que os novos médicos comecem a trabalhar até o próximo dia 30 de junho. Os candidatos terão até esta segunda-feira (12) para contestar o resultado preliminar do processo seletivo, caso discordem.
A candidatura da vaga para o município indicado deverá ser confirmada entre os próximos dias 16 e 22 deste mês. Somente os médicos com emissão de registro junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM) é que terão o prazo estendido até o fim deste mês de junho.
Se o médico não confirmar o interesse da vaga no município indicado será excluído do chamamento do Mais Médicos. A confirmação deverá ser feita no Sistema de Gerenciamento de Programas (clique aqui), no portal Mais Médicos, informando dados bancários de conta corrente no Banco do Brasil, número do Programa de Integração Social (PIS) e imprimir em duas vias o Termo de Adesão e Compromisso, disponibilizado no site e que deverá ser entregue assinado ao gestor do município.
Nessa primeira edição de 2023 serão 5.970 vagas para 1.994 municípios brasileiros. O programa bateu recorde com mais de 34 mil inscrições. No resultado preliminar, 84,7% dos médicos alocados são formados no Brasil e os 15,3% restantes são brasileiros com habilitação para o exercício da Medicina no exterior.
A abrangência do Mais Médicos em 1.997 municípios, entre os mais de cinco mil, levou em consideração critérios, tais como: a situação de vulnerabilidade social, como beneficiários do Bolsa Família; maior dependência do Sistema Único de Saúde (SUS) para o acesso da população a serviços de saúde; e a dificuldade de contratar profissionais devido à distância e/ou outros fatores.
O Mais Médicos foi lançado em 2013, durante o governo da então presidenta Dilma Rousseff (PT-MG), e relançado em abril de 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP). As inscrições para os médicos ocorreram no final de maio, após as prefeituras dos municípios selecionados pelo programa responderem ao edital de chamamento do Ministério da Saúde.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.