Publicado 03/07/2023 13:08
Guapimirim – Estudantes e professores das redes pública e privada de ensino situadas no estado do Rio de Janeiro, incluindo Guapimirim, terão uma espécie de botão do pânico em caso invasões e ataques a escolas e creches. Foi lançado nesta segunda-feira (3/7), o aplicativo Rede Escola, que aciona a Polícia Militar em caso de emergência.
A ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro (SEPM-RJ) e tem por intuito alertar as forças de segurança fluminenses sobre problemas como os ocorridos, recentemente, em algumas escolas e creches de São Paulo e do Paraná, por exemplo. O anúncio da criação do aplicativo foi feito em março deste ano.
O app Rede Escola está disponível na loja de aplicativos Android e iOS. Depois de fazer download, é preciso fazer um cadastro, informando a escola onde estuda ou trabalha. Em caso de emergência, a polícia saberá onde o crime está ocorrendo.
Em caso de mudança de colégio, é importante atualizar o cadastro junto ao referido aplicativo, para não ocorrer de acionar a polícia e esta se dirigir ao local errado da ocorrência.
O aplicativo Rede Escola vai funcionar no mesmo estilo do Rede Mulher, que aciona a polícia em caso de agressão contra mulheres e/ou tentativa de feminicídio.
A cerimônia de lançamento do aplicativo voltado à comunidade escolar aconteceu no Palácio Guanabara, sede do governo fluminense. Na ocasião, estava prevista a entrega simbólica de uniforme escolar – camisa, calça, tênis e meia – aos estudantes da rede estadual de ensino presentes no evento.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.