Publicado 26/07/2023 15:50
Guapimirim – Cerca de 132 milhões de trabalhadores de todo o Brasil, incluindo Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que tinham saldo na conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em 31 de dezembro de 2022 receberão entre os dias 27 e 31 de julho próximos o lucro proporcional relativo a esse fundo. O benefício começa a ser pago a partir de amanhã pela Caixa Econômica Federal (FGTS).
Para saber quanto receberá, o trabalhador deverá multiplicar o saldo existente em conta no último dia de 2022 pelo índice 0,02461511.
“É uma medida legal que tem como objetivo o incremento da rentabilidade das contas de FGTS do trabalhador, por meio da distribuição de parte do resultado positivo auferido pelo Fundo, além da remuneração mensal realizada por meio da aplicação da TR mais 3% ao ano, conforme legislação vigente”, explicou o banco federal.
A distribuição do lucro do FTGS está prevista na Lei nº 8.036/1990 em situações como demissão sem justa causa, fim de contrato de trabalho por tempo determinado, doenças graves, aquisição ou amortização moradia própria, titular tem mais de 70 anos, falecimento do trabalhador e/ou em caso de calamidade pública.
A Caixa prevê a distribuição de R$ 12,7 bilhões – o equivalente a 99% do lucro – para 217,7 milhões de contas. Pode haver caso de o trabalhador ter mais de uma conta de FGTS, por exemplo.
Para saber se tem crédito a receber, o trabalhador precisará baixar o aplicativo FGTS, fazer um rápido cadastro, informando telefone celular e e-mail válidos, pois serão enviadas mensagens para confirmar os dados, além de ter de responder se já trabalhou em determinadas empresas ou não. Também é possível vincular a uma conta na Caixa para que o dinheiro seja transferido diretamente sem a necessidade de o beneficiário ter de comparecer a alguma agência para sacá-lo.
Para baixar o app FGTS em celulares Android, clique aqui.
Para baixar o app FGTS em celulares iOS, clique aqui.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.