Publicado 01/08/2023 17:40
Guapimirim – O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran.RJ) abriu, nessa segunda-feira (31/7), inscrições para cursos gratuitos de formação de mototaxistas e motofretistas. As aulas ocorrerão entre os dias 7 e 14 de agosto próximos na sede da instituição, no Centro do Rio. Podem participar condutores residentes em municípios fluminenses, incluindo Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
O curso de motofretista será realizado no turno da manhã, das 8h às 12h30. Já o curso de mototaxista, à tarde, das 13h às 17h30.
“Os cursos, realizados pela Escola Pública de Trânsito (EPT), são destinados a motociclistas que pretendam exercer atividade remunerada de mototaxista e motofretista na condução de motocicletas e motonetas. Instituído pela Lei 12009/09 e regulamentado pela Resolução Contran Nº 930/2022, o curso tem o objetivo de garantir aos motociclistas profissionais a aquisição de conhecimentos, a padronização de ações e atitudes de segurança no trânsito”, explicou o Detran.RJ.
Veja os requisitos:
* Ter 21 anos de idade ou mais.
* Estar habilitado há no mínimo dois anos na categoria A.
* Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir e cassação da CNH decorrente de crime de trânsito.
* Apresentar original do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo no nome próprio ou o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em nome do proprietário (caso o aluno não seja o proprietário da motocicleta) mais autorização para utilização do veículo no curso.
* Não ter antecedentes criminais.
Outras informações
As inscrições devem ser feitas no site do Detran.RJ (https://www.detran.rj.gov.br/index.asp), por meio do menu ‘Educação’ e em seguida escolhendo a opção ‘Escola Pública de Trânsito’.
O número de vagas para cada modalidade não é informado, mas caso não estejam mais disponíveis, é importante acompanhar o portal do Detran.RJ, pois esses cursos ocorrem periodicamente.
A autarquia recomenda que os candidatos inscritos utilizem vestimentas apropriadas e proíbe o uso de bermuda, chinelo e camiseta. O prazo de tolerância para atrasos é de, no máximo, 20 minutos.
Em caso de desistência, o candidato inscrito deverá informar por e-mail ao Detran.RJ com prazo máximo de até 24 horas antes do início do curso. “O não comparecimento às aulas bloqueará qualquer nova inscrição para o mesmo CPF pelo período de 90 dias a contar do encerramento do curso”, informou.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.