Edição anterior do projeto Escola de Patrimônio ImaterialFoto: Thiago Godoy - Imagem cedida ao DIA
Publicado 12/09/2023 08:32 | Atualizado 12/09/2023 08:51
Publicidade
Guapimirim – A Escola de Patrimônio Imaterial promoverá atividades culturais, sustentáveis e de economia criativa na próxima quinta-feira (14), em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O evento é gratuito e aberto ao público.
Os participantes poderão conhecer um pouco da história e do patrimônio cultural de Guapimirim e de oficinas culturais, e de artesanato, que une empreendedorismo, economia criativa e sustentabilidade, por meio de utilização de materiais recicláveis para a confecção de lembrancinhas, brinquedos e fantasias. A venda de objetos artesanais pode ser uma fonte de renda.
“A oficina Explorando o Patrimônio Cultural de Guapimirim visa enriquecer a compreensão dos alunos sobre a herança cultural de Guapimirim, incentivando-os a se tornarem defensores ativos da preservação. Ao final, os alunos terão uma compreensão mais profunda da identidade da cidade e de seu papel na sua manutenção”, contou Thiago Godoy, um dos integrantes do mencionado projeto.
“O objetivo da oficina Nossas Histórias é levar os participantes para o universo mágico da história contada e desenvolvê-la com sabor de história plantada em sua mente e coração. Um misto de geografia, territorialidade, matemática, filosofia, antropologia, linguagens e histórias fazem parte desta transversalidade contínua na permuta de saberes brincantes que ocorre em nosso processo lúdico de encantação de histórias”, comentou Ana Cê, uma das integrantes do citado projeto.
As atividades serão disponibilizadas pelo Centro de Tradições Afro Onixêgum e ocorrerão das 9h às 14h no Colégio Estadual Alcindo Guanabara, situado na Rua Joaquim Coelho nº 139, no Centro de Guapimirim.
Veja a programação
Quaisquer alterações na programação serão de inteira responsabilidade dos organizadores.
* 9h: Evento de patrimônio imaterial: Explorando o Patrimônio Cultural de Guapimirim – com Thiago Godoy e Adriano Ramires.
* 10h: Atividade de meio ambiente: Artesanato com Materiais Recicláveis I – com Mário Thay-Shon.
* 11h: Oficina de empreendedorismo e economia criativa: Artesanato com Materiais Recicláveis II – com Mário Thay-Shon.
* 13h: Oficina de patrimônio imaterial: Nossas Histórias – com Ana Cê.
Sobre a Escola de Patrimônio Imaterial
A Escola de Patrimônio Imaterial surgiu em 2022 por cinco grupos culturais centenários fluminenses, de matriz afrodescendente, localizados em Guapimirim, Magé, Paraty, Quissamã e Rio de Janeiro (no bairro de Madureira). Os responsáveis pelo programa desenvolvem ações mensais e têm a incumbência de preservar e promover atividades culturais com direito à música, a danças, comidas típicas, integração com a natureza, ervas de cura etc.
O referido projeto conta com o patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Publicidade
Leia mais