Publicado 02/10/2023 10:29
Guapimirim – A prefeita de Guapimirim, Marina Rocha (PMB-RJ), na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, marcou presença no II Encontro Nacional de Prefeitas. O evento aconteceu em Brasília, no Distrito Federal, nos últimos dias 25 e 26 de setembro, e teve como tema ‘Mulheres na vanguarda da nova economia’.
“Neste grande encontro, falamos sobre igualdade, economia, transição ecológica e diversos temas importantes que nos acrescentaram muito como gestoras, nos ajudando cada vez mais os desafios que nos cerca”, contou Marina Rocha.
Mais de 40 prefeitas, de 13 partidos políticos, estiveram presentes e debateram sobre os desafios dos municípios governados por mulheres, igualdade de gênero e raça, transição ecológica, as políticas do governo federal no âmbito de políticas para mulheres e o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
Além de Marina Rocha (PMB-RJ), outras seis prefeitas de cidades fluminenses estiveram no encontro: Fernanda Machado Ontiveros (PT-RJ), de Japeri; Lucimar Cristina da Silva Ferreira (PL-RJ), de Paracambi; Maria de Fátima Pacheco (União-RJ), de Quissamã; Francimara da Silva Barbosa Lemos (SD-RJ), de São Francisco de Itabapoana; Manoela Ramos de Souza Gomes Alves (União-RJ), de Saquarema; e Maira Branco Monteiro (SD-RJ), de Silva Jardim.
Também compareceram ao evento vice-prefeitas e representantes do governo federal, da sociedade civil, da ONU Mulheres e da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal).
O II Encontro Nacional de Prefeitas foi promovido pelo Instituto Alziras e a rede GPúblicas, em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Frente Nacional de Municípios (FNM), Fundação Konrad Adenauer (KAS) no Brasil, Google.org e Porticus.
Outras informações
Pesquisa feita pelo Instituto Alziras, com base entre os anos de 2017 e 2020, revela que embora as mulheres representem 51% da população brasileira, em 2020 elas governavam apenas 12% dos municípios brasileiros. Os dados também mostram que as mulheres negras são 27% da população, contudo comandam somente 3% das prefeituras.
O referido estudo também destaca que, geralmente, as mulheres governam municípios menores e mais pobres, sendo que 91% delas foram eleitas em cidades com até 50 mil habitantes.
Nas eleições municipais de 2020, 658 mulheres foram eleitas prefeitas para um mandato entre 2021 e 2024. Elas governam apenas 11,8% das cidades brasileiras. Nesse pleito, por exemplo, Guapimirim elegeu pela primeira vez uma mulher como prefeita em seus 30 anos de emancipação. Marina Rocha (PMB-RJ) entrou para a história do município. Começou cedo sua carreira política, tendo sido eleita aos 23 anos a vereadora mais jovem dessa cidade. Foi secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer e, em 2018, foi eleita deputada estadual.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.