Publicado 16/11/2023 21:12
Guapimirim – Pessoas acima dos 18 anos que já receberam ao menos duas doses de vacinas contra o coronavírus (Sars-CoV-2) precisam receber uma dose de reforço do imunizante bivalente, segundo o Ministério da Saúde em nova campanha veiculada na internet e nos meios de comunicação.
A campanha conta a história de Milene Miranda, de 29 anos, moradora de São Paulo. Em 2021, o pai dela, Leandro Queiroz dos Santos, de 49 anos, contraiu a doença e faleceu três dias após ser diagnosticado. A família não acreditava na necessidade da vacinação.
O imunizante a ser usado na nova dose de reforço é o da Pfizer, que é bivalente e foi aperfeiçoado em 2022, contendo a cepa original e a variante Ômicron. A versão inicial desse fabricante chegou ao Brasil em meados de 2021.
A vacinação é gratuita e está disponível em toda a rede pública de saúde, incluindo Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
A partir de 2024, a imunização contra covid-19 fará parte do calendário nacional de vacinação das crianças entre 6 meses e menores 5 anos, gestantes, puérperas, idosos a partir dos 60 anos, comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas e para pessoas em situação de rua, com comorbidades e deficiências e aquelas que estejam em presídios ou no sistema socioeducativo, além dos trabalhadores do sistema carcerário.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.