A vacina contra a gripe é produzida com base nas orientações da OMS, conforme cepas circulantes em cada hemisférioFoto: Instituto Butantan - Arquivo
Publicado 15/05/2024 06:16
Guapimirim – Muita gente não sabe, mas a vacina contra a gripe (Influenza) foi liberada pelo Ministério da Saúde para o público em geral, a partir dos seis meses de idade, desde o último dia 1º de maio. Em Guapimirim, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, por exemplo, o imunizante está disponível em todos os postos de saúde de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 7h às 16h.
Publicidade
Entre março e abril deste ano, a campanha era exclusiva a determinadas populações-alvo, entre elas profissionais de segurança pública, rodoviários, caminhoneiros, profissionais de saúde e de educação, idosos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e deficiências, populações quilombolas e indígenas etc.
A vacina ajuda a proteger contra os casos mais graves de gripe. A campanha anual foi antecipada por conta do inverno no hemisfério sul e da chegada das frentes frias, tendo se iniciado no último dia 25 de março nos estados das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul. Geralmente, o processo de imunização começa em abril de cada ano.
Já nos estados da Região Norte a campanha acontece em novembro, devido ao inverno no hemisfério norte.
O imunizante contra a gripe ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, ou seja, ajuda a proteger contra três tipos de Influenza sazonais, e é produzido pelo Instituto Butantan, conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para a edição 2024, as cepas utilizadas na fabricação foram: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.
A meta do Ministério da Saúde para 2024 é imunizar 75,8 milhões de pessoas. Até essa terça-feira (14), apenas 23,9 milhões haviam se vacinado contra a gripe, o que representa 32,14% das populações-alvo.
Vale frisar que a campanha está prevista para ser encerrada no próximo dia 31 de maio, contudo é bem provável que seja estendida enquanto houver doses disponíveis em cada município.
Para se imunizar, é preciso apresentar um documento com foto, a caderneta de vacinação e o Cartão do SUS.
Leia mais