Publicado 11/07/2024 11:06
Guapimirim – O Farmácia Popular passa a disponibilizar gratuitamente 39 dos 41 itens listados no programa. Isso corresponde a 95% dos medicamentos e insumos preconizados. A medida foi lançada pelo Ministério da Saúde nessa quarta-feira (10), em celebração aos 20 anos do programa.
PublicidadeRemédios para tratamento de Doença de Parkinson, glaucoma, rinite e colesterol alto passam a ser fornecidos gratuitamente.
“O programa oferta 41 itens, entre fármacos, fraldas e absorventes e, até a implementação dessa medida, somente medicamentos indicados para pessoas com diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepcionais eram gratuitos. Para os outros, o Ministério da Saúde pagava até 90% do valor de referência dos medicamentos e o cidadão pagava o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia. Com essa atualização, 95% dos medicamentos e insumos podem ser retirados de forma gratuita, o que equivale a 39 dos 41 itens de saúde distribuídos, ampliando o acesso a saúde para população de todo o Brasil”, explicou o Ministério da Saúde.
A estimativa do órgão federal é que cada paciente possa economizar até R$ 400 por mês. Antes, o Ministério da Saúde custeava até 90% do valor de referência dos medicamentos e insumos, enquanto que os pacientes arcavam com os 10% restantes.
O Farmácia Popular está presente em 4,7 mil cidades brasileiras e conta com uma rede de mais de 31 mil estabelecimentos. Em Guapimirim, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, por exemplo, há seis drogarias cadastradas.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.