Helicóptero caiu na noite de quinta-feira, 16, no Morro do Tico-Tico - Reprodução/TV Globo
Helicóptero caiu na noite de quinta-feira, 16, no Morro do Tico-TicoReprodução/TV Globo
Publicado 17/01/2025 07:58 | Atualizado 18/01/2025 09:41
Um helicóptero caiu na noite de quinta-feira, 16, em Caieiras, Região Metropolitana de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave foi encontrada na manhã desta sexta-feira, 17, no Morro do Tico-Tico, próximo ao Conjunto Habitacional Nosso Teto. Um casal que era transportado morreu. A filha deles, uma menina de 12 anos, e o piloto, Edenilson de Oliveira Costa, foram resgatados com vida. As vítimas do acidente são o empresário André Feldman e sua mulher, Juliana Elisa Alves Maria Feldman, de 49 anos, moradores de Americana, São Paulo. 
Publicidade
Resgate
Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) e Comando de Aviação da Polícia Militar trabalharam durante o resgate na manhã desta sexta-feira (17).

Em entrevista à TV Globo, o sargento Pelegrini, do Helicóptero Águia da PM, primeiro a chegar no local e fazer o resgate dos sobreviventes, disse que tanto o piloto quanto a menina foram resgatados conscientes. Eles chegaram ao local por meio do sinal de celular de uma das vítimas.

"Iniciamos o giro em cima da aeronave e avistamos uma pessoa tentando sair da área de mata. Optamos por pousar para tentar de alguma forma ajuda-lo. Adentramos a área de mata, ele informou que era o piloto, e que tinha lá três vítimas. E que a menina, que tinha passado a noite com ele no local, ela estava bem e direcionou para onde nós deveríamos ir. conseguimos acessar e fazer a retirada dela."

Ainda segundo o sargento, o piloto estava bastante abalado e, assim que foi resgatado, pediu água. "Ele estava muito abalado, passou a noite em uma aérea ruim, muito úmida. Local de difícil acesso, ele já perdeu energia durante a noite e ainda gastou muita energia tentando sair daí", relatou o sargento.

Conforme a corporação, a vítima resgatada estava consciente e foi removida para um hospital da região. Houve a interdição da Rodovia dos Bandeirantes no trecho do km 30 para o pouso de um helicóptero de resgate.
Investigações
Segundo a Defesa Civil de São Paulo, as investigações sobre as causas do acidente estarão a cargo do Cenipa (Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).
Prefeitura de Americana
Em postagem no Instagram, o prefeito de Americana, Chico Sardelli, manifestou tristeza pela perda do casal morador do município. "Dois americanenses que se despedem de maneira trágica e que deixarão um legado de trabalho, dedicação e amizade", escreveu.
Efeitos do acidente
Durante o resgate, uma fila de carros de 2 quilômetros se formou entre o km 29 e o km 31. A faixa da direita e acostamento seguem interditadas para atendimento a esta ocorrência. As informações são do Centro de Controle da CCR AutoBAn. 
*Com informações da Agência Estadão Conteúdo
Leia mais