Vacinação Divulgação
Publicado 04/04/2025 16:59
Iguaba Grande - Começa nesta segunda-feira (7) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Iguaba Grande. As doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, das 8h às 16h. Nos bairros Centro, Ubás e Iguaba Pequena, o atendimento será estendido até às 18h. A Casa da Vacina funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A campanha tem como objetivo proteger os grupos mais suscetíveis às complicações causadas pelo vírus da gripe. Entre os públicos-alvo estão crianças pequenas, gestantes, idosos, profissionais da saúde e da educação, além de trabalhadores de setores essenciais. Servidores da saúde também poderão se vacinar na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade, CPF, cartão do SUS e, quando aplicável, um comprovante que comprove a inclusão nos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

A vacina contra a influenza é atualizada anualmente para garantir proteção contra as cepas do vírus com maior circulação no país. Segundo especialistas, o imunizante ajuda a reduzir complicações graves da doença, internações e mortes.

Os grupos prioritários contemplados são:

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
- Idosos com 60 anos ou mais
- Trabalhadores da saúde
- Professores do ensino básico e superior
- Povos indígenas e quilombolas
- Pessoas em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Profissionais das forças armadas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso
- Trabalhadores portuários
- Trabalhadores dos Correios
Publicidade
A vacina funciona ao estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos contra o vírus da gripe. Dessa forma, o organismo passa a ter defesas mais eficazes caso a pessoa entre em contato com o vírus, o que contribui para evitar formas graves da doença.
Leia mais