Publicado 05/08/2025 09:54 | Atualizado 05/08/2025 09:55
Itaboraí - Como parte da campanha estadual de mobilização contra a tuberculose, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá na próxima quinta-feira (07), das 9h às 16h, a ação "Tuberculose sobre Rodas", na Avenida 22 de Maio, na altura do número 5381, no Centro. A iniciativa, realizada em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Coordenação Estadual de Tuberculose, visa ampliar a conscientização, prevenção e diagnóstico precoce da doença.
PublicidadeA ação contará com o caminhão itinerante "Tuberculose sobre Rodas", uma unidade móvel equipada para atendimento à população, além de tendas que oferecerão diversos serviços de saúde gratuitos, como atendimentos sobre hanseníase, hipertensão, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), apoio ao combate ao tabagismo e orientações com o CRAS Itinerante. Além da participação da Equipe do Emulti e da sociedade civil. O objetivo é promover um dia de cuidados e informação voltado, principalmente, às populações em situação de vulnerabilidade social.
A campanha integra o calendário do Agosto de Luta Contra a Tuberculose no Estado do Rio de Janeiro e celebra duas importantes datas: o Dia Estadual de Luta Contra a Tuberculose (06/08) e, em Itaboraí, o recém-instituído Dia Municipal de Mobilização e Combate à Tuberculose (08/08), conforme o Projeto de Lei Nº 1069/2023.
A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Maria José Fernandes Pereira, destaca a importância da mobilização conjunta.
"A tuberculose ainda é uma realidade em diversas comunidades e precisamos intensificar a busca ativa, o acolhimento e o acompanhamento dos casos. A ação do dia 07 é um chamado à população: tuberculose tem cura, e o diagnóstico precoce salva vidas", finalizou a coordenadora.
A Prefeitura reforça o convite à população para que compareça, participe das atividades e aproveite os serviços oferecidos. O enfrentamento à tuberculose é responsabilidade de todos, e começa com informação, acolhimento e acesso ao cuidado.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.