Desde o início das obras, cerca de 300 metros de tubulações foram trocados, de um total de 2.700 metros previstos e 41 novas ligações realizadas.Foto/ Divulgação (Rio+ Saneamento)
Publicado 17/03/2023 17:42
Publicidade
Itaguaí- A Rio+Saneamento deu início à substituição das redes de abastecimento nos bairros Coroa Grande e Vila Geni. As intervenções começaram na primeira semana de março, com conclusão prevista para o mês de maio. Desde o início das obras, cerca de 300 metros de tubulações foram trocados, de um total de 2.700 metros previstos e 41 novas ligações realizadas.
A região, que recebe água tratada do Sistema Itinguçu, é composta por redes antigas, de ferro, em sua maioria. As tubulações, ao longo dos anos, tiveram redução na capacidade de distribuição em função do desgaste.
Além disso, foi constatada nos dois bairros a existência de ramais fora dos padrões, instalados de forma irregular na ligação entre os imóveis e a rede de abastecimento. Assim como as tubulações obstruídas, estas ligações geram reduções na vazão e na pressão da água que chega aos consumidores.
Com as novas redes, a expectativa é que as melhorias no fornecimento de água sejam uma solução definitiva para o abastecimento da região, beneficiando a população que vive na área e o comércio local, estimulando a revitalização econômica e o turismo nos dois bairros. A obra é uma das principais intervenções planejadas pela concessionária para Itaguaí.
"Coroa Grande e Vila Geni são duas áreas que, nos últimos anos, tiveram um crescimento acelerado da população. Em função disso e pela importância da região dentro do município, nós, da Rio+Saneamento, identificamos essa demanda assim que chegamos a Itaguaí e agora estamos colocando em prática essa obra que vai beneficiar milhares de moradores", afirma Marcelo Luvisotto, superintendente regional de Operações da concessionária.
Ações programadas
A substituição de redes em Coroa Grande e Vila Geni faz parte de um pacote de obras programado pela Rio+Saneamento para Itaguaí. A primeira delas foi a implantação da interligação entre os sistemas Mazomba e Ribeirão das Lajes, que garantiu a regularidade no abastecimento da população de seis bairros da cidade: Engenho, Jardim Ueda, Leandro, Mazomba, Morro da Corte e Santa Cândida.
A próxima ação a ser executada é a implantação de uma tubulação em travessia sobre o rio da Guarda, no bairro Santana. A estrutura, que será instalada junto a uma ponte da rodovia RJ-099, conhecida como Reta de Piranema, fará parte de uma adutora que irá proporcionar mais autonomia no abastecimento do município. A medida vai beneficiar cerca de 24 mil moradores da cidade com a distribuição da água proveniente do Sistema Ribeirão das Lajes.
A Rio+Saneamento aguarda a autorização dos processos, entre diferentes entes públicos, para início da obra, além do remanejamento dos postes com cabos de média/alta tensão pela concessionária responsável pelo fornecimento de energia no município.
Atualização cadastral
As obras na região de Coroa Grande e Vila Geni são acompanhadas de um mutirão de cadastramento de clientes. A campanha Atualize Já é promovida pela Rio+Saneamento para garantir que todos tenham pleno acesso aos serviços oferecidos pela concessionária, bem como estimular a adesão de consumidores que não tiveram a oportunidade prévia de formalizar sua situação.
A iniciativa também pretende identificar imóveis em situação irregular, ou seja, ligados à rede de abastecimento de água, mas que não têm matrícula na base de clientes da Rio+Saneamento. O objetivo é regularizar a ligação e o cadastro dos consumidores. Equipes da concessionária percorrem as ruas dos dois bairros para distribuir material informativo à população sobre a importância de estar com o cadastro em dia.

Nas visitas a imóveis já matriculados na Rio+Saneamento, as equipes - formadas por agentes devidamente identificados e uniformizados - atualizam os dados cadastrais dos clientes e coletam informações de contato. Caso não haja hidrômetro instalado no local, é programada a colocação do equipamento medidor.
Já nos imóveis abastecidos irregularmente, o consumidor é cadastrado por meio do preenchimento de uma ficha com dados pessoais, assinatura e entrega de documentos. Em seguida, é agendada uma nova ligação de água com a instalação de hidrômetro.
Em caso de imóveis fechados, os funcionários da Rio+Saneamento deixam um panfleto com o aviso "estive aqui". Quando o responsável pelo imóvel não está presente, a ida das equipes é remarcada para dia e horário alternativo, conforme a disponibilidade do consumidor. As visitas são realizadas sempre em horário comercial, de segunda a sexta-feira.
Publicidade
Leia mais