Publicado 19/04/2023 09:56 | Atualizado 19/04/2023 09:56
Itaguaí- A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, lançou uma iniciativa de acolhimento nas escolas para promover a cultura da paz no ambiente escolar. A ação, intitulada "Dia de Acolher", foi desenvolvida para estimular a integração e a empatia entre alunos, professores e comunidade escolar.
Através de diversas atividades pedagógicas, o projeto busca incentivar o diálogo e a solidariedade, além de conscientizar sobre a importância do respeito e da valorização das diferenças. Uma das iniciativas mais marcantes foi a criação de um e-book com personagens de quadrinhos, direcionado ao ensino fundamental, que trata do tema de forma lúdica e criativa. A Secretaria de Educação também produziu um vídeo educativo, com a história de Emília e Tefinho, voltados para a educação infantil.
A iniciativa contou com a presença da Secretária de Educação e Cultura, Nilce Ramos, em diversas escolas, além de uma parceria com a Casa Porto, do Porto Sudeste, através dos multiplicadores do Projeto Horta na Escola.
Esta é uma ação de prevenção às ameaças online em ambientes escolares, com o objetivo de orientar aos alunos, às famílias e os profissionais da Educação para que juntos possam combater o ciclo atual de violência que atinge a sociedade.
"A Prefeitura de Itaguaí, atenta ao que vem acontecendo na sociedade, através da Secretaria de Educação e Cultura, realizou hoje, 18, o dia D, o dia de acolher nas unidades escolares, o dia de demonstrar a sociedade o espírito de cooperação, de colaboração, de respeito, empatia e de paz. Todas as nossas unidades escolares participaram de uma maneira maravilhosa, da reflexão dos alunos através da discussão do tema com o intuito de construir a consciência de que a paz começa dentro de cada um de nós, que foi o lema do nosso dia e das ações vivenciadas pelos nossos alunos, pelos nossos professores, pelos nossos servidores e com certeza os pais estão recebendo reflexo desse dia: Itaguaí por um mundo melhor", explica a secretária de Educação, Nilce Ramos.
Segundo a pasta, a ação é um complemento do que a Secretaria de Educação e Cultura tem orientado às suas unidades escolares, através dos protocolos de segurança como o monitoramento de câmeras, portões fechados, identificação de pessoas que tentem adentrar as escolas, acompanhando os alunos nas questões socioemocionais, além da parceria com a Secretaria de Segurança, por meio da guarda municipal e da ronda escolar dentro das nossas unidades escolares.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.