Publicado 01/07/2023 19:19 | Atualizado 01/07/2023 19:20
Itaguaí- Empenhada em promover uma transformação digital nos serviços prestados aos cidadãos, a Prefeitura de Itaguaí anuncia algumas iniciativas. Uma delas é o aprimoramento dos totens de atendimento digital, que vão facilitar consultas a processos administrativos e permitir o acesso a boletos de IPTU. A Subsecretaria de Tecnologia da Informação, em parceria com a Secretaria de Executiva e Comunicação, trabalha também na implementação de um portal aos moldes da plataforma Cidades gov.br.
Segundo o subsecretário de Tecnologia da Informação, Regis de Carvalho, a atual gestão percebeu que era necessário criar uma diretriz informacional e comunicativa para atender demandas de todas as secretarias. Com isso, foi criado o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), com prazo bianual, que permite orientar e monitorar a atuação das áreas responsáveis, definindo estratégias e planos de ação.
Com essas medidas, a administração pública de Itaguaí pretende garantir praticidade, rapidez e transparência nos processos. As ações vão beneficiar os moradores em geral, além dos próprios servidores da prefeitura.
Conheça os novos serviços
Totens de Atendimento Digital – Em fase de implementação, os terminais oferecem opções de consulta a processos administrativos, taxas e boletos de IPTU para pagamento pela chave Pix.
Novo Portal – O site oficial da Prefeitura de Itaguaí está sendo remodelado conforme o padrão do governo federal no projeto Cidades gov.br, que proporciona maior segurança cibernética e alta disponibilidade dos serviços. O modelo traz mais facilidade na solicitação e acompanhamento de serviços online, através de login único. O portal já conta com o acesso a informações da estrutura organizacional das secretarias, portal da transparência, leis municipais, jornal oficial e serviços, além de notícias.
Sistema Siafic – O principal objetivo do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle é a integração de dados, visando mais transparência em relação aos recursos públicos dos poderes executivo e legislativo de Itaguaí. A modernização do sistema segue as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Intranet – Já está funcionando a nova intranet corporativa na rede de computadores da municipalidade. Essa tecnologia visa facilitar e ampliar a comunicação interna, permitindo que os servidores troquem informações entre os setores de maneira mais rápida.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.