Publicado 06/07/2023 23:02 | Atualizado 06/07/2023 23:04
ITAGUAÍ- Está chegando a Expo Itaguaí 2023, a maior festa country da região. E o projeto Ativação Cultural Itaguaí, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, preparou uma programação gratuita para todos os dias do evento, de 5 a 9 de julho, que vai desde oficinas de palhaçaria a apresentações musicais no Parque Municipal de Eventos, no Centro.
A programação do projeto Ativação Cultural Itaguaí começa na quarta-feira (5), com a tenda de exposição do saudoso Cine Inouê, que existiu em Itaguaí. Além de contar a história do antigo cinema, no local ainda serão exibidos séries e filmes, com a temática japonesa e geek. A tenda ficará aberta todos os dias da festa, das 14h às 22h.
Durante todos os dias da Expo, também terá a exposição do Mapa Afetivo Artesanal de Itaguaí, feito pelos alunos da escola E. M. Prof Maria Guilhermina, participantes do eixo Ativa Artesanato, do projeto Ativação Cultural Itaguaí.
No dia 5 de julho, quarta-feira, tem a apresentação do grupo Rio Nikkei Taiko, que foi sucesso na Festa da Imigração Japonesa. A apresentação será no palco Agricultura, às 19h30. Já no dia 8 de julho, sábado, serão oferecidas oficinas de Palhaçaria, com o grupo Turma em Cena, e de Música, com o eixo Ativa Música, ministrada pelo professor Igor Victor. Local: Arena da Educação e Cultura.
Sobre o projeto Ativação Cultural Itaguaí
Desde 2018, o projeto Ativação Cultural Itaguaí já beneficiou mais de 15 mil alunos de escolas públicas do município e ofereceu mais de 550 horas de oficinas gratuitas, buscando o resgate e a valorização da cultura itaguaiense. Ao todo, mais de 30 mil pessoas foram impactadas diretamente pelo projeto, com mais de 15 mil crianças mobilizadas dentro de mais de 40 escolas municipais. O projeto também mobilizou cerca de 800 artistas profissionais e amadores participantes ao longo dos três anos de existência. No primeiro ano, o tema do projeto foi a comemoração do bicentenário da cidade, contando a história através de diversas atividades culturais em praças e escolas municipais de Itaguaí. Em 2019, foi a vez de reforçar o elo com os artistas locais e, assim, foi iniciado o trabalho dentro de nove escolas públicas do município com oficinas de várias linguagens artísticas, como circo, música, teatro, cinema, entre outros. Já em 2020, o objetivo foi aprofundar ainda mais o trabalho, tendo como público-alvo crianças e jovens, mas com um novo formato, já que se iniciou a pandemia de Covid-19, realizando lives com debates e apresentações culturais. E em 2021, sob o desafio do segundo ano de pandemia, a proposta do projeto foi trabalhar conteúdos culturais de forma mais aprofundada junto aos alunos e professores da rede pública, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), com aulas online dentro do horário escolar. Já em 2022, o projeto voltou com as atividades presenciais, depois de dois anos on-line, nas escolas municipais e nas praças da cidade, oferecendo diversas linguagens artísticas como circo, música, teatro, entre outras. Neste ano, o projeto está presente em 10 escolas municipais, trabalhando com alunos do 6º ao 9º ano, levando muitas atividades e projetos em diversas linguagens artísticas. Além das ações nas escolas, estão previstos a Festa da Imigração Japonesa, apresentações na Expo Itaguaí, uma Mostra Cultural de Audiovisual (com os trabalhos feitos pelos alunos durante os últimos anos do projeto), evento em alusão ao Dia da Consciência Negra e uma festa de encerramento das atividades de 2023.
Programação
De 5 a 9 de julho - das 14h às 22h - Tenda do "Cine Inoue" com exibição de filmes e séries com a temática japonesa e geek.
De 5 a 9 de julho - das 14h às 22h - Exposição do Mapa Afetivo Artesanal de Itaguaí, feito pelos alunos da escola E. M. Prof Maria Guilhermina, participantes do eixo Ativa Artesanato. Local: Arena da Educação.
Quarta-feira - 05/07 - Apresentação do Rio Nikkei Taiko - 19h30 - Local: Palco Agricultura.
Sábado - 08/07 - das 14h às 16h - Oficinas de Palhaçaria com a Turma em Cena e Oficina de Música do eixo Ativa Música com o professor Igor Victor. Local: Arena Educação.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.