O projeto Ativação Cultural Itaguaí já beneficiou mais de 15 mil alunos de escolas públicas do município.Foto/ Divulgação
Publicado 05/09/2023 14:02
Publicidade
Itaguaí- O projeto ‘Ativação Cultural Itaguaí’ segue com as oficinas gratuitas de artes circenses, teatro, artesanato, música e audiovisual em dez escolas da rede municipal de Itaguaí. O objetivo do projeto é proporcionar atividades diversificadas em diferentes áreas artísticas, organizadas em eixos temáticos, o patrocínio é do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em parceria com a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). 
O eixo Ativa Artesanato, trabalha com os alunos da E. M. Professora Maria Guilhermina de Souza Freire, no bairro Leandro, técnicas de bordado, costura e outras habilidades artesanais em pano de prato e bases têxteis, com foco no bordado, patchwork, pintura e fuxico. No primeiro semestre, foi produzido o “Mapa Afetivo de Itaguaí”, um painel em denim que tem sua base trabalhada com técnicas japonesas de bordado, como Boro e Sashiko, em busca de resgatar e fortalecer a cultura da imigração japonesa na região. Já neste segundo semestre, os alunos estão bordando “Desejos de Natal” para a cidade e suas famílias, com cenários que irão ornamentar uma grande árvore que ficará em exposição no Natal de Itaguaí.

As oficinas acontecem nas escolas municipais E. M. Elmira Figueira, no bairro Estrela do Céu; Acácias e Chaperó, ambas no bairro Chaperó, e Ciep 497 Municipalizado Professora Silva Tupinambá, no Ueda. O trabalho do segundo semestre consiste em continuar com a criação de roteiros e gravações de pequenos filmes, além da produção de um documentário e de peças teatrais.
- No Ciep 497, estamos aprofundando a história de João Batista da Costa, que nasceu em Itaguaí e foi um dos grandes pintores brasileiros de paisagem, para finalizar a pintura e estilização de uma sala em sua homenagem. Além disso, os alunos criaram um texto e estão fazendo uma música. Em Chaperó, estamos dando continuidade à peça “Minhas Raízes”, aprofundando sobre a ancestralidade, e vamos trabalhar dramaturgia, espaço cênico, expressão corporal, figurino, cenário, maquiagem, e muito mais-, conta a arte-educadora do projeto Ativação Cultural Itaguaí, Ana Paula Casares.


No segundo semestre, o eixo Ativa Música segue com as aulas nas escolas Prefeito Abeilard Goulart e Padre Rafael Scarfó. Desta vez, o foco é a preparação para o tradicional Desfile de 7 de setembro de Itaguaí. Os estudantes formaram uma banda (fanfarra) e um coral, contribuindo na coordenação motora e estimulando a criatividade dos alunos.

Por fim, o eixo Ativa Circo, ministrado pelo grupo Turma em Cena, chegou à Escola Municipal Vereador José Galliaço Prata, no Engenho. As aulas contam com jogos circenses para ensinar técnicas de interpretação, expressão corporal e gestualidade, criando cenas curtas, coreografadas, com musicais e composições poéticas, além disso, os estudantes também aprendem a manipular objetos, como bolas, claves e argolas.



Sobre o Projeto Ativação Cultural Itaguaí

Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, desde 2018, o projeto Ativação Cultural Itaguaí já beneficiou mais de 15 mil alunos de escolas públicas do município e ofereceu mais de 1.002 horas de oficinas gratuitas, buscando o resgate e a valorização da cultura itaguaiense. Ao todo, 26.417 pessoas foram impactadas diretamente pelo projeto, com 15.870 crianças mobilizadas dentro de 48 escolas municipais. O projeto também mobilizou 850 artistas profissionais e amadores participantes, com 1.100 contratações de prestadores de serviço e fornecedores, sendo 70% da cidade de Itaguaí. 
Publicidade
Leia mais

Você pode gostar

Show Player

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

Publicidade

Últimas notícias